null 4 de fevereiro, Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

4 de fevereiro, Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

No ano 2000, a UICC (União Internacional de Controlo do Cancro) instaurou o dia 4 de fevereiro como o “Dia Mundial da Luta Contra o Cancro” com o objetivo de sensibilizar a sociedade e aumentar a consciencialização para a prevenção e controlo desta doença que é, atualmente, uma das principais causas de morte na União Europeia.

Segundo os últimos dados do Eurostat, 37% das mortes de pessoas com mais de 65 anos deve-se a alguma variante de cancro, no entanto esta percentagem baixa para os 23% para a restante população. O cancro do pulmão é o mais letal em todos os países, sendo a Hungria o país com maior incidência (26%), enquanto Portugal é o país com o menor rácio, com apenas 15%.

 

O que é o cancro e o que o provoca?

Talvez, o lado mais positivo seja saber que 40% dos cancros poderiam ser evitados. Nestes casos, a doença deriva de fatores externos que podem ser excluídos da sua vida, como por exemplo, dietas desequilibradas, a falta de exercício físico ou o consumo de álcool e tabaco.

Mas, o que é que pode desencadear o cancro? A própria Liga Portuguesa Contra o Cancro explica na sua página Web, a origem da doença e como enfrentar cada uma das suas fases. Em resumo, pode dizer-se que o organismo é composto por células que se dividem periodicamente e de forma regular para substituir as envelhecidas ou mortas, ajudando ao correto funcionamento dos órgãos. Quando, neste processo de divisão, as células começam a crescer sem controlo e a sofrer alterações, dando lugar a tumores que atacam os tecidos e órgãos do nosso corpo.

Não se deve esquecer que existe uma série de fatores de risco de origem física, química ou biológica, capazes de gerar doenças cancerígenas, ainda que a verdade é que estes devem estar em contacto com o corpo durante anos para criar alterações nas células. Alguns destes fatores, são: radiação, germes infeciosos e algumas substâncias que se podem encontrar no meio ambiente. Por outro lado, entre 5% e 7% dos casos são derivados de fatores genéticos.

 

Junte-se à celebração do Dia Mundial Contra o Cancro

A celebração deste dia, 4 de fevereiro, tem um objetivo claro: consciencializar a população sobre as consequências desta doença, inspirar, motivar, melhorar o acesso aos cuidados de saúde, e por fim, informar e incentivar sobre tudo o que se pode fazer para ajudar os outros. Todos podem contribuir, por isso, este apelo para que se junte a esta luta.

Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.