null 6 conselhos para deixar de fumar definitivamente

6 conselhos para deixar de fumar definitivamente

Atualmente, um em cada cinco portugueses maiores de 15 anos fuma, menos do que a média europeia (28%), o que demonstra que Portugal deu os passos certos, mas "é preciso fazer mais". Apesar da consciencialização e dos regulamentos definidos pelas autoridades nas últimas décadas, o tabaco ainda representa uma das principais causas evitáveis de doença e de morte prematura em todo o mundo. Em Portugal, o consumo de tabaco é responsável por 10,6% das mortes.

O tabagismo consiste num vício que foi declarado como a primeira causa de incapacidade e morte prematura no mundo pela Organização Mundial de Saúde. Entre as principais consequências para a saúde deste hábito estão o cancro do pulmão, doenças respiratórias crónicas ou doenças cardiovasculares. Todos os dias e especialmente a 31 de maio de cada ano, quando se celebra o Dia Mundial Sem Tabaco, a Organização Mundial da Saúde procura aumentar a consciencialização dos efeitos negativos do tabaco e das suas consequências, de forma a acabar com esta prática. As pessoas que deixam de fumar têm melhorias na sua saúde a curto, médio e longo prazo em áreas como a pressão arterial, fluxo sanguíneo, olfato e paladar, fadiga, etc…

Em idades precoces, é essencial levar a cabo uma educação e consciencialização corretas para evitar que aumente o número de fumadores. No entanto, em idades mais avançadas, a consciencialização não consegue ser mais forte do que o próprio vício. Por isso, hoje damos-lhe 6 dicas para que consiga deixar de fumar definitivamente:

 

Conheça os sintomas que terá

Antes de pensar em deixar de fumar definitivamente deverá saber com antecedência quais serão os principais sintomas que terá quando deixar o tabaco e a nicotina. Desta forma, consegue tornar-se mais consciente e saber que os sintomas da abstinência são totalmente normais e fazem parte do processo, uma vez que indicam que o seu corpo se está a adaptar. Alguns dos sintomas podem ser irritabilidade e mau humor, ansiedade e nervosismo, aumento de peso, diminuição da frequência cardíaca, entre outros.

 

Livre-se do tabaco completamente

As pessoas que tomam a iniciativa de deixar de fumar, geralmente tentam reduzir o consumo de cigarros progressivamente, o que faz com que adie esta decisão e alimente o vício em vez de o deixar completamente. Como vários estudos indicam, é importante parar de fumar abruptamente para o conseguir fazer em definitivo, uma vez que aumenta a eficácia dessa ação.

 

Reflita e recompense as suas conquistas

Traçar objetivos e recompensas a curto prazo vão fazer com que se sinta melhor porque terá a sensação de estar a cumprir as suas metas, o que dará mais motivação. O dinheiro que gastou anteriormente para comprar tabaco, pode usá-lo em viagens ou em “escapadelas” com amigos como forma de celebração. Para além disso, reflita sobre as suas as conquistas e sentimentos e escreva-os num caderno, como os dias em que não fumou, ou o fato de não fumar nas ocasiões em que costumava fazê-lo, como depois de comer, para que tenha presente o caminho que percorreu e os todos os benefícios que está a dar a si próprio.

 

Tenha em mente as razões pelas quais está a dar esse passo

Quando se trata de parar de fumar definitivamente, é importante ter sempre em mente as razões pelas quais está a dar esse passo, como as consequências prejudiciais do tabaco para a sua saúde, família ... para além dos benefícios que terá uma vez que deixe o tabaco. Ter esses fatores em mente, seja na forma de lembretes, diários ou agendas, fará com que se lembre das razões pelas quais está a fazer esse esforço e vai evitar que recue.

 

Consulte o seu médico

Uma das opções para reduzir o desejo e parar de fumar é a ingestão de tratamentos farmacológicos. Para isso pode consultar o seu médico e fazer uma consulta para descobrir qual o medicamento mais adequado para as suas necessidades.

 

Recorra a terapias profissionais

Recorrer a programas de apoio presenciais pode ajudá-lo a acabar com a dependência do tabaco definitivamente. A Liga Portuguesa Contra o Cancro oferece serviços de apoio que podem fazê-lo deixar de fumar evitando problemas de saúde mais graves, como o cancro. Através do site pode encontrar todas as informações de que necessita.

 

Deixar de fumar não é uma tarefa fácil, mas é, sem dúvida, essencial para desfrutar de uma vida plena, duradoura e de qualidade. No nosso blog poderá encontrar um grande número de posts destinados a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.

Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.