null 6 filmes e séries sobre finanças e poupança

6 filmes e séries sobre finanças e poupança

Divertir-se e desfrutar de tempo livre não é incompatível com a capacidade de recebermos novas aprendizagens e instruirmo-nos com ideias e teorias que desconheciamos. Por exemplo, há mais de 20 anos que o cinema nos traz todos os tipos de histórias e eventos. A sétima arte é capaz de recriar momentos históricos, criar narrativas de ficção científica, fazer-nos passar momentos de terror... e também serve como um recurso didáctico em qualquer idade para nos ajudar a compreender os conceitos básicos com que nos deparamos no dia-a-dia, como acontece com a economia, as finanças e a poupança.

Há uma infinidade de filmes, séries, curtas-metragens e documentários que se baseiam ou incluem noções económicas, mas neste artigo reunimos 6 filmes e séries essenciais sobre finanças e poupança que podem ilucidar-nos sobre os principais fatos históricos e económicos, teorias indispensáveis sobre finanças, ou lições de vida sobre poupança.

 

Too Big To Fail (2011)

Este filme produzido pela HBO narra os acontecimentos que levaram à grande crise económica de 2008 que começou em Wall Street com a queda da Lehman Brothers. Este filme,  interpretado principalmente por William Hurt, mostra-nos como existe um reduzido número de gigantes na economia mundial cujas ações e tomadas de decisão têm um elevado impacto n a economia e nas empresas a nível global.

 

Wall Street: O dinheiro nunca dorme (2010)

“Wall Street, um dos filmes financeiros mais populares dos anos 90 produzido por Michael Douglas e que também poderemos incluir nesta lista, deu origem a uma sequela protagonizada por Michael Douglas e Shia LaBeouf, e partilha grandes lições sobre a ética nas finanças e a importância da ambição, desde que seja legal e moralmente correta.

 

O fundador (2016)

Comummente conhecido como “The Founder” , este filme autobiográfico conta a história como Ray Kroc liderou a expansão da famosa cadeia de restaurantes McDonald's até se assumir perante a empresa reivindicando os méritos de fundador. Empreendedores e startups podem aprender com este filme a importância de conhecer as pessoas que vão acompanhando o difícil caminho do empreendedorismo e como se deve perder o medo, não só do fracasso, mas também do crescimento e da evolução de um negócio.  

 

A grande aposta (2015)

Este filme americano lançado em 2015 com nome “The Big Short”, narra a história do neurologista e gestor Michael Burry durante os anos que antecederam a grande crise económica de 2008, dá importantes lições sobre títulos hipotecários (hipotecas subprime),  obrigações hipotecárias com garantia real (CDO), permutas de risco de crédito (Credit Default Swap), etc. Através do humor, o espetador pode entender e aprender conceitos financeiros complexos, enquanto compreende algumas das chaves que desencadearam a crise económica.

 

Silicon Valey (2014)

Ao escolher uma série sobre negócios, finanças e empreendedorismo, a famosa série da HBO Silicon Valley não poderia faltar nesta lista. Trata-se de uma comédia que conta a história de um grupo de programadores informáticos que concebem uma ideia milionária. Esta série faz refetir sobre o início de qualquer startup, investimentos, negociações e crescimento no momento em que se cria uma empresa.

 

À Procura da Felicidade (2006)

Se tivéssemos que fazer uma lista dos filmes que deveríamos ver pelo menos uma vez na vida, certamente o “The Pursuit of Happyness” é um deles. Com uma abordagem diferente sobre o tema finanças comparativamente aos filmes anteriores, este filme autobiográfico conta a história de Chris Gardner, interpretado por Will Smith, um homem que atinge o sucesso por não abandonar a sua visão sobre a vida e após fracassar em várias ocasiões. Sem dúvida que “À Procura da Felicidade” é um filme que pode abrir-nos as mentes para que continuemos a lutar pelos nossos objetivos e encontrar o equilíbrio a nível económico e pessoal.

 

De uma forma geral, tem-se muito a aprender sobre a ética dos negócios e finanças com o que o cinema nos traz ao longo da sua história. Afinal, um planeamento financeiro adequado é uma das chaves que nos podem ajudar a aumentar as nossas poupanças e o nosso património.

Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.