null 7 despesas que provavelmente vai ter até ao final do ano

7 despesas que provavelmente vai ter até ao final do ano

Sabemos que o mês de setembro representa um desafio para as nossas finanças pessoais. O mês que representa o início do outono marca também o regresso ao trabalho, à escola e à rotina, acompanhado por todas as despesas que isto envolve. No entanto, devemos ter em consideração que não é apenas o mês de setembro que apresenta gastos adicionais, mas que ao planearmos a nossa economia a curto prazo, devemos ter em atenção algumas despesas maiores até ao final do ano. E estas são as 7 despesas que provavelmente vai ter até ao final do ano:

  1. Regresso à escola: Sem dúvida que o regresso às aulas dos nossos filhos é uma das principais despesas do mês de setembro. Entre as principais compras estão os manuais, as mensalidades, o material escolar, roupa, uniformes, os fatos de treino... ou seja, despesas inevitáveis, mas que podem ser reduzidas se soubermos de que forma podemos poupar com o regresso às aulas. Como por exemplo, através da compra de livros em segunda mão, ou via internet.
  2. Atividades de lazer ou extracurriculares: Não só é importante controlar os gastos das atividades extracurriculares dos mais pequenos, como as aulas de futebol, de dança, de música ou de apoio, como também o tempo de lazer dos adultos pode ter encargos mensais e, inclusive, inscrições dispendiosas, como por exemplo, frequentar o ginásio ou aulas de ioga.
  3. Black Friday: Esta é uma famosa tradição comercial americana, comemorada durante todo o mês de novembro, e em concreto no dia 29 de novembro, e que oferece aos consumidores descontos em todos os tipos de produtos. Estes descontos influenciam as compras online e, apesar de dar origem a uma despesa que não tínhamos há alguns anos, a Black Friday pode ser uma oportunidade de comprar produtos básicos e necessários a um preço mais baixo.
  4. Faturas mais altas: Com a chegada do outono e do inverno, os dias tornam-se mais curtos e frios, e por isso, devemos tentar antecipar o aumento das contas da luz e do aquecimento, e seguir uma lista de conselhos que podem ajudar a poupar nestes consumos.
  5. Presentes: Na nossa lista de despesas inevitáveis, sem dúvida que devemos incluir os presentes de Natal, a troca de prenda ou possíveis aniversários. São datas e gastos que não podemos ignorar, mas podemos sempre comprá-los com antecedência e, desta forma, economizar.
  6. Jantares de outono e inverno: A partir de agora até ao final do ano, temos a certeza de que vão existir muitas celebrações, como é o caso dos jantares da empresa. Assim, devemos prevenir e ter estas datas em conta, para que as possamos ajustar ao nosso orçamento.
  7. Renovação do roupeiro: A nova estação do ano e a mudança de temperatura levam-nos a adquirir roupas novas. Se pretende evitar estes gastos, opte por recuperar roupas de anos anteriores e reaproveitá-las.

 

Não se esqueça dos seus planos de pensões

Devemos destacar o facto de que as pessoas que possuem planos de pensões tendem a fazer contribuições financeiras até ao final do ano, devido ao atrativo fiscal, uma vez que podem deduzir na declaração de rendimentos o valor das novas contribuições para as suas poupanças. No entanto, é recomendável evitar fazer estas contribuições no último trimestre, se não queremos que o rendimento seja inferior. Para isso, podemos fazer as contribuições para o plano de pensões de forma periódica, reduzindo o risco.

Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.