Se existe uma data marcada no calendário de cada casal é, sem dúvida, o dia de São Valentim. Todos os anos a 14 de fevereiro, milhares de pessoas celebram o Dia dos Namorados, uma data que ao longo dos anos foi comercializada ao ponto de muitas empresas tentarem retirar benefícios disso. Como consequência do consumismo, manter o equilíbrio económico e ser um bom aforrador num dia como este é uma tarefa complicada. Por isso, sugerimos aqui 7 ideias para conseguir poupar no São Valentim:
- Celebre em casa. Se pretende fazer uma refeição com a sua cara-metade, um jantar por exemplo, uma ideia recomendável para poupar dinheiro é celebrar na sua própria casa. Cozinhar um prato de boa qualidade para duas pessoas não é muito complicado nem dispendioso, por isso se tiver uma boa ideia em mente, pode desfrutar de um jantar romântico num ambiente mais íntimo e relaxante, além de que terá a oportunidade de surpreender na cozinha.
- Surpreenda com balões. Uma das práticas e presentes mais tradicionais deste dia é oferecer rosas. O preço das flores, especialmente nestas datas, regra geral aumenta, por isso se pretende gastar menos dinheiro, uma opção que está a tornar-se cada vez mais comum é oferecer balões a hélio. Atualmente podemos encontrar estes balões na Internet, ou em lojas físicas, por preços realmente acessíveis. Além disso, podemos escolher a forma e cor dos mesmos, como corações, números ou letras. Sem dúvida que encher uma sala com balões a hélio para fazer uma surpresa, ao lado de algumas fotografias ou cartas, pode ser uma ideia muito original e, simultaneamente, económica.
- Presentes para dois. Geralmente, os presentes individuais que se oferecem no São Valentim, como anéis, pulseiras, roupas… são bastante caros. Uma ideia para alterar esta prática é oferecer algo que possam usufruir enquanto casal, como por exemplo uma viagem, uma “escapadinha” de fim de semana ou vouchers para restaurantes. Hoje em dia, as “caixas de experiências” estão na moda e contam com uma grande variedade de preços, destinos e atividades. Desta forma, pode destinar a mesma quantia, ou até menos, para desfrutar de uma experiência com a pessoa que ama.
- Crie um “scrapbook”. O termo “scrapbooking”, livro de recortes, refere-se à criação de livros personalizados, normalmente a cores, nos quais pode incluir fotografias, textos, ou qualquer outro detalhe que faça a sua cara-metade recordar, como por exemplo, o bilhete para um concerto. Desta forma, pode criar um álbum de memórias mais dinâmico a um custo muito acessível, já que apenas vai necessitar de um livro ou caderno novo, fotografias, canetas de feltro ou qualquer outro elemento que queira incluir.
- A caixa dos sentidos. Se o seu orçamento é demasiado reduzido, a opção mais económica passa por encher uma caixa com um elemento que corresponda a cada um dos sentidos. Por exemplo, para a visão, pode oferecer um bilhete de cinema; para o paladar, um voucher para uma refeição entregue ao domicílio, para a audição o álbum da banda favorita da cara-metade… em resumo, um presente acessível e original que põe à prova os seus dotes criativos.
- Reutilize objetos. Se vai preparar um jantar romântico em casa, pode reutilizar alguns objetos que já usou em outras celebrações, como velas, toalhas de mesa… desta forma, pode poupar dinheiro e desfrutar da data. Também pode comprar flores artificiais, que não só vão conferir o mesmo ambiente à sua mesa, como também são uma opção mais económica.
- Organize uma noite de cinema. Atualmente temos acesso a várias plataformas de ‘streaming’ com um reduzido custo mensal que nos permitem aceder a uma enorme variedade de filmes ou séries. Pode aproveitar o dia de São Valentim para fazer uma maratona das vossas séries ou filmes preferidos. Devemos ter em mente que os planos mais simples a priori podem ser os mais divertidos.
Poupar no Dia dos Namorados nunca foi tão fácil e, embora apresentemos aqui apenas 7 ideias, existem inúmeras possibilidades para presentes e para passar um dia inesquecível, mantendo os gastos controlados. Além disso, não nos devemos esquecer do valor sentimental que certos presentes têm perante o valor económico de outros.
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.