Faz um mês desde que se estreou no Netflix Tidying Up with Marie Kondo, o reality show da japonesa Marie Kondo, guru da arrumação. Baseada no famoso método KonMari, a risonha japonesa apresenta no pequeno ecrã a sua filosofia minimalista descrita nos seus livros campeões de vendas. No entanto, a sua máxima – a arrumação é saudável e traz felicidade, pelo que ter uma casa arrumada é benéfico para a saúde e para a felicidade – também é aplicável a outros âmbitos da sua vida, incluindo as finanças pessoais.
Marie Kondo convida as famílias do seu programa a tomar consciência de tudo o que possuem. Para tal, recorre à acumulação visual, por exemplo mostrando toda a roupa amontoada num mesmo espaço. Desta forma, descobre-se o volume de roupa (ou qualquer outro objeto) que se guarda em armários, caixas ou garagens. De seguida, o método KonMari estabelece que deve ficar com o que lhe traz felicidade e desfazer-se do que é prescindível.
Esta ação deve ser efetuada de forma global, dividindo os objetos em categorias: roupa, livros, equipamento de cozinha, objetos sentimentais, etc. Afasta-se assim de outros métodos que preconizam a arrumação por divisões (quarto, cozinha, sala, etc.). Além disso, outras das recomendações da japonesa passa por arrumar tudo de uma só vez, isto é, avançar com a tarefa de imediato com o objetivo de obter resultados desde o primeiro dia.
Como aplicar o método KonMari às finanças?
Uma vida organizada é uma vida feliz, desfazer-se daquilo que não lhe acrescenta nada sentimentalmente, classificar os seus bens em função da sua tipologia, a organização segundo uma perspetiva global… Todos estes conselhos de Marie Kondo são também aplicáveis à gestão das suas finanças pessoais. Além de ser mais feliz, aqui os objetivos finais serão a consciencialização face às nossas economias e às poupanças.
- Acumulação visual dos seus objetos e desfazer-se daquilo que não lhe traz felicidade
Para saber quanto gastamos semanalmente ou mensalmente, podemos apontar num caderno ou numa folha de Excel todos os nossos gastos. Não importa se a despesa se destina a um produto de poupança ou se se trata de um café ou um bilhete para o cinema. Já abordaremos mais à frente a categorização.
Agora que já tem uma perspetiva visual de todos os seus gastos, continue a aplicar o método KonMari. Questione-se: “o que é necessário?”. Se é necessário e lhe dá felicidade, siga em frente. Pode ser que fique com dúvidas sobre se poupar para a sua reforma lhe dá felicidade. Então pense no futuro e na sua planificação da poupança.
- Classificação por categorias
Da mesma forma que Marie Kondo divide a sua organização por roupa, objetos sentimentais, komono, etc., também pode aplicar uma categorização às suas finanças. Por exemplo na categoria casa pode incluir o aluguer/prestação, a luz, as compras no supermercado, etc.; no lazer as atividades com os amigos, os bilhetes para o teatro, etc.; e pode criar uma categoria de imprevistos para gastos que saiam fora do plano, como uma reparação no seu automóvel.
- Faça tudo de uma só vez
Da mesma forma que será gratificante ver a sua casa organizada após uma jornada de arrumação intensiva, também quererá ver resultados imediatos na sua conta corrente. O mais recomendável é que não deixe passar tempo: se tomou a decisão, dedique-lhe algum tempo todos os dias a anotar cada despesa para que, no final do mês, possa sentar-se e analisar todos os resultados.
Logo que o tenha feito (levará tempo!), comece o quanto antes a poupar em função dos seus objetivos. Por exemplo, se está a avançar com este método de organização para ser capaz de manter a sua qualidade de vida no futuro, opte por um plano de pensões. Se pelo contrário, procura um plano de poupança para criar o seu negócio no futuro, opte por um produto como o PSN Poupança Flexível.
- Mantenha o controlo do komono
Uma vez terminado o trabalho de Marie Kondo, a japonesa adverte que a categoria komono é a mais fácil de descontrolar-se após a organização. Esta inclui papéis, talões de desconto, pequenos objetos ou os brinquedos das crianças.
Aplicado à poupança, komono seriam os pequenos gastos: os gastos de restaurante por comer fora, a subscrição de um serviço que já não utiliza, caprichos como um café pela manhã ou um sumo à tarde, etc. O ideal é continuar a anotar os seus gastos (tal como a arrumação, há que manter esse hábito todos os dias), de tal forma que saiba mensalmente como correu o seu mês.
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