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A necessidade de se familiarizar com os seguros: simplificando a linguagem

O mundo dos seguros vai começar a enfrentar mudanças significativas como, entre outras, explicar a sua linguagem particular para que entendê-la não seja uma dor de cabeça para os que a solicitam. Isto supõe um compromisso das companhias de seguros com os seus clientes para que o mundo dos seguros seja mais acessível.

 

A aproximação ao cliente para conquistar a sua confiança

Desde sempre, os clientes tiveram o inconveniente de enfrentar um vocabulário pleno de tecnicismos na hora de contratar um seguro; o que gera desconfiança em relação ao que estão a adquirir.

Muito dos termos acabam por ter de ser explicados pelo gestor, o que reduz a tranquilidade necessária para compreender aquilo que está a ser oferecido e, sobretudo, assinado.

Embora alguns termos já tenham sido assimilados com o tempo e foram, mais ou menos, sendo compreendidos e incorporados pelos clientes, outros continuam envolvidos numa neblina de difícil compreensão e continuam a ter de ser explicados pelos mediadores de seguros.

A procura dos clientes por uma linguagem mais simples obrigou as seguradoras a modernizarem-se e a moldarem-se a essas exigências, para poder dar a tranquilidade completa – e percetível – que a contratação de um seguro exige.

 

Termos novos que se podem adotar

Na tarefa de tornar o léxico utilizado pelas seguradoras mais simples, termos como “prémio”, “apólice” ou “sinistro” poderiam ser substituídos por palavras mais “comuns” para todos. Para estes casos foram propostas palavras como por exemplo “preço” e “contrato”, para os primeiros dois casos. Dada a ampla lista de tecnicismos utilizados pelas seguradoras, encontrar os sinónimos adequados, que facilitem a compreensão do cliente, ainda poderia demorar, mas é um objetivo a ser cumprido para deixar o cliente tranquilo; mostrando-lhe toda a transparência que necessita.

Não se pode dar uma lista aos clientes com todas as palavras que as seguradoras utilizam, mas, por agora, e até que as mudanças requeridas sejam efetivas, dar-se-ão as explicações necessárias para satisfazer qualquer cliente que as requisite.

O objetivo é claro: que qualquer pessoa possa contratar um seguro, se assim o desejar, a partir de um telemóvel, sem que as letras pequenas sejam um inconveniente que possa dificultar que o contrato seja aceite por falta de compreensão.

Sensibilizados para a transparência que se deve sempre apresentar ao cliente, estes poderiam aproximar-se das seguradoras sem o receio de enfrentar um idioma completamente diferente ao utilizado comummente na nossa língua. E 2017 é o ano escolhido para efetuar essa aproximação que o cliente merece.

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