Nariz vermelho, congestão nasal, olhos lacrimejantes, espirros constantes e sempre com um lenço na mão. Esta é a realidade de um alérgico, estimadamente um terço da população portuguesa, segundo a Organização Mundial de Saúde. No entanto, são números que, ao longo dos anos, tendem a aumentar. Tanto que mundialmente a alergia já é considerada um problema de saúde, sendo a sexta doença mais frequente no mundo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que daqui a 20 anos, metade da população mundial sofra de qualquer tipo de alergia. Em relação às razões para este aumento, podemos mencionar várias: poluição, mudança climática, até a própria alimentação.
Conselhos básicos para evitar a alergia primaveril
Dependendo dos sintomas e da gravidade da alergia, temos de ter em conta algumas precauções. Algumas dicas básicas para qualquer alérgica são:
- Evitar manter as janelas abertas em casa ou no carro;
- Evitar o uso de filtros anti pólen;
- Evitar usar óculos de sol na rua;
- Optar por fazer exercício em espaços fechados;
- Trocar de roupa continuamente, se tiver dificuldade em respirar ou comichão excessiva.
Pode consultar os sintomas mais comuns e outras precauções no nosso artigo "Truques e conselhos para aliviar a alergia primaveril".
Apps para não desesperar com a alergia
A tecnologia também existe para nos ajudar a lidar melhor com a primavera. Embora já existam sites que nos mostrem os níveis de pólen - por exemplo, a Rede Portuguesa de Aerobiologia -, agora temos as informações na palma da mão. Entre as diversas aplicações específicas para pessoas alérgicas, a MASK-air destaca-se entre as melhores, se não a melhor, no território português. Com mais de 10 mil downloads, esta promete ser a melhor aplicação móvel para monitorizar a rinite alérgica - também conhecida como febre dos fenos - de acordo com profissionais de saúde (médicos, farmacêuticos) e doentes. A aplicação móvel MASK-air foi desenvolvida por alergologistas de renome internacional e foi validada cientificamente.
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.