Covid 2019: Decreto-Lei n.º 20-F/2020, de 12 de maio

A entrada em vigor no dia 13 de maio de 2020 do Decreto-Lei n.º 20-F/2020 de 12 de maio, permite-nos estabelecer, ainda que de forma excecional e temporária, algumas medidas mais favoráveis para os nossos clientes no que respeita ao pagamento do prémio do seguro.

Assim, se o cliente não proceder ao pagamento em tempo oportuno do prémio ou fração com vencimento entre 13 de maio de 2020 e 30 de setembro de 2020 relativamente a qualquer seguro obrigatório, tem mais 60 dias para liquidar o pagamento, mantendo-se a cobertura obrigatória por um período adicional de 60 dias contados a partir da data de vencimento do prémio ou fração em dívida. O cliente pode opor-se à manutenção do contrato referido até ao final da data de vencimento informando-nos da sua vontade de forma legítima. Na ausência de oposição, a cobertura obrigatória permanecerá em vigor, com a possibilidade de pagamento do prémio no período adicional de 60 dias.

A legislação acima referida estabelece ainda um regime especial aplicável aos clientes que exerçam atividades que se encontrem suspensas, com estabelecimentos encerrados, ou que também tenham sofrido reduções significativas em resultado das medidas adotadas em resposta à pandemia da doença COVID-19.

Os clientes que demonstrem o cumprimento das condições estabelecidas no documento legal podem solicitar que essas circunstâncias sejam refletidas no prémio de seguro que cobre os riscos da atividade e/ou solicitar o fracionamento do pagamento dos prémios da anuidade em vigor sem quaisquer custos adicionais.

Se necessitar de algum esclarecimento, estamos à sua disposição através do telefone 308 805 169 ou do e-mail mutualista@grupopsn.pt.

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Covid 2019: Decreto-Lei n.º 20-F/2020, de 12 de maio

A entrada em vigor no dia 13 de maio de 2020 do Decreto-Lei n.º 20-F/2020 de 12 de maio, permite-nos estabelecer, ainda que de forma excecional e temporária, algumas medidas mais favoráveis para os nossos clientes no que respeita ao pagamento do prémio do seguro.

Assim, se o cliente não proceder ao pagamento em tempo oportuno do prémio ou fração com vencimento entre 13 de maio de 2020 e 30 de setembro de 2020 relativamente a qualquer seguro obrigatório, tem mais 60 dias para liquidar o pagamento, mantendo-se a cobertura obrigatória por um período adicional de 60 dias contados a partir da data de vencimento do prémio ou fração em dívida. O cliente pode opor-se à manutenção do contrato referido até ao final da data de vencimento informando-nos da sua vontade de forma legítima. Na ausência de oposição, a cobertura obrigatória permanecerá em vigor, com a possibilidade de pagamento do prémio no período adicional de 60 dias.

A legislação acima referida estabelece ainda um regime especial aplicável aos clientes que exerçam atividades que se encontrem suspensas, com estabelecimentos encerrados, ou que também tenham sofrido reduções significativas em resultado das medidas adotadas em resposta à pandemia da doença COVID-19.

Os clientes que demonstrem o cumprimento das condições estabelecidas no documento legal podem solicitar que essas circunstâncias sejam refletidas no prémio de seguro que cobre os riscos da atividade e/ou solicitar o fracionamento do pagamento dos prémios da anuidade em vigor sem quaisquer custos adicionais.

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null Atreve-se a jogar Serious Games?

Atreve-se a jogar Serious Games?

A aprendizagem baseada nos jogos está na moda. Referimo-nos à metodologia do jogo como base para um modelo de aprendizagem. É uma tendência imparável que cresceu de mãos dadas com a digitalização e a mudança de perfil do consumidor e do utilizador: a revolução digital exige novos métodos de aprendizagem.

O crescimento da indústria de videojogos é imparável. Segundo dados da Newzoo, em 2017 Portugal foi o 35.º país entre os 100 maiores consumidores de videojogos, com este setor a faturar 223 milhões de euros em videojogos.

Dentro do vasto leque de realidades baseadas nos jogos em formato digital, os chamados Serious Games trabalham a aprendizagem através de videojogos. Trata-se de uma metodologia que já está a ser aplicada com grande sucesso em universidades e centros de educação superior, escolas primárias e secundárias. Da mesma forma é uma grande tendência inovadora na área da gestão de recursos humanos. 

O que são exatamente Serious Game?

Os Serious Games (ou Jogos Sérios) são aqueles cujo objetivo principal não é a diversão ou entretenimento, mas a aprendizagem ou o desenvolvimento de determinadas capacidades. A sua utilização cresceu especialmente em setores como a educação, a defesa, a aeronáutica, a ciência ou a saúde. E o seu campo de aplicação é muito variado: desde o treino de equipas para combate a incêndios em situações de emergência até à formação de equipas de vendas, ensino de matemática e prática de idiomas.

Na última edição do Fun & Serious Game Festival a distinção Titanium Award atribuída ao melhor Serious Game foi atribuído a Antura and the Letters, um trabalho com um profundo campo de aplicação. Trata-se de um jogo que vem a atuar no que os seus responsáveis referem ser a catástrofe absoluta dos recursos futuros provocada pela guerra na Síria: três milhões de crianças sírias abandonaram suas escolas e treinaram nos últimos sete anos. Isto provoca no país uma dolorosa perda de capital humano, de criatividade e, de geração de riqueza.

 

 

Os cinco elementos de um Serious Game:

Fazer um Serious Game não é uma tarefa simples: exige muito talento e um grande investimento. Estes são os cinco elementos fundamentais:

1 - História. Embora não seja essencial, a maioria dos videojogos possuem normalmente um enredo ou uma história principal que facilita a imersão e a motivação dos jogadores;

2 - Gamification. Falamos das dinâmicas do jogo com base na obtenção de recompensas (todos temos em mente o grande Super Mario Bros);

3 - Um elemento pedagógico sólido é a personalização e o feedback imediato para o estudante-utilizador. Graças à digitalização e, ao contrário dos cursos presenciais (geralmente com dezenas de pessoas numa sala de aula e um único professor), os Serious Games oferecem feedback individual;

4 - O uso de simuladores de realidade virtual nos quais o jogador pode submergir;

5 - O objetivo é sempre aprender.

Alguns dos melhores Serious Games

Nada melhor do que exemplos práticos para conhecer o alcance destas ferramentas de aprendizagem digital.

Pulse!

É uma ferramenta de treino para futuros enfermeiros, que simula uma sala de emergência do hospital. Pulse é um jogo de simulação em 3D dedicado a profissionais de saúde, destinado a aprender gestos médicos complexos e conhecimentos técnicos.

Dragon Box Elements

Destina-se a crianças com nove anos de idade e propõe a aprendizagem dos fundamentos da geometria de uma forma divertida, incluindo os teoremas de Euclides. Prepare um exército para derrotar o malvado dragão Osgard; aprenda as definições essenciais, proposições, axiomas e teoremas de Euclides; e use-os para resolver enigmas divertidos.

Triskelion

Este Serious Game visa melhorar a gestão do tempo e a produtividade pessoal.

Duolingo

App que usa o processo de gamigication para aprender idiomas, incluindo inglês, francês, alemão e português. Também está disponível para uso nas escolas, embora seja adequado para indivíduos e profissionais de qualquer setor. Gratuito.

Além destas propostas, existem muitos Serious Games destinados a utilizadores de várias idades e a um sem número de atividades. Diga-nos que Serious Games anda a jogar e fale-nos da sua experiência!

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