A aprendizagem baseada nos jogos está na moda. Referimo-nos à metodologia do jogo como base para um modelo de aprendizagem. É uma tendência imparável que cresceu de mãos dadas com a digitalização e a mudança de perfil do consumidor e do utilizador: a revolução digital exige novos métodos de aprendizagem.
O crescimento da indústria de videojogos é imparável. Segundo dados da Newzoo, em 2017 Portugal foi o 35.º país entre os 100 maiores consumidores de videojogos, com este setor a faturar 223 milhões de euros em videojogos.
Dentro do vasto leque de realidades baseadas nos jogos em formato digital, os chamados Serious Games trabalham a aprendizagem através de videojogos. Trata-se de uma metodologia que já está a ser aplicada com grande sucesso em universidades e centros de educação superior, escolas primárias e secundárias. Da mesma forma é uma grande tendência inovadora na área da gestão de recursos humanos.
O que são exatamente Serious Game?
Os Serious Games (ou Jogos Sérios) são aqueles cujo objetivo principal não é a diversão ou entretenimento, mas a aprendizagem ou o desenvolvimento de determinadas capacidades. A sua utilização cresceu especialmente em setores como a educação, a defesa, a aeronáutica, a ciência ou a saúde. E o seu campo de aplicação é muito variado: desde o treino de equipas para combate a incêndios em situações de emergência até à formação de equipas de vendas, ensino de matemática e prática de idiomas.
Na última edição do Fun & Serious Game Festival a distinção Titanium Award atribuída ao melhor Serious Game foi atribuído a Antura and the Letters, um trabalho com um profundo campo de aplicação. Trata-se de um jogo que vem a atuar no que os seus responsáveis referem ser a catástrofe absoluta dos recursos futuros provocada pela guerra na Síria: três milhões de crianças sírias abandonaram suas escolas e treinaram nos últimos sete anos. Isto provoca no país uma dolorosa perda de capital humano, de criatividade e, de geração de riqueza.
Os cinco elementos de um Serious Game:
Fazer um Serious Game não é uma tarefa simples: exige muito talento e um grande investimento. Estes são os cinco elementos fundamentais:
1 - História. Embora não seja essencial, a maioria dos videojogos possuem normalmente um enredo ou uma história principal que facilita a imersão e a motivação dos jogadores;
2 - Gamification. Falamos das dinâmicas do jogo com base na obtenção de recompensas (todos temos em mente o grande Super Mario Bros);
3 - Um elemento pedagógico sólido é a personalização e o feedback imediato para o estudante-utilizador. Graças à digitalização e, ao contrário dos cursos presenciais (geralmente com dezenas de pessoas numa sala de aula e um único professor), os Serious Games oferecem feedback individual;
4 - O uso de simuladores de realidade virtual nos quais o jogador pode submergir;
5 - O objetivo é sempre aprender.
Alguns dos melhores Serious Games
Nada melhor do que exemplos práticos para conhecer o alcance destas ferramentas de aprendizagem digital.
É uma ferramenta de treino para futuros enfermeiros, que simula uma sala de emergência do hospital. Pulse é um jogo de simulação em 3D dedicado a profissionais de saúde, destinado a aprender gestos médicos complexos e conhecimentos técnicos.
Destina-se a crianças com nove anos de idade e propõe a aprendizagem dos fundamentos da geometria de uma forma divertida, incluindo os teoremas de Euclides. Prepare um exército para derrotar o malvado dragão Osgard; aprenda as definições essenciais, proposições, axiomas e teoremas de Euclides; e use-os para resolver enigmas divertidos.
Este Serious Game visa melhorar a gestão do tempo e a produtividade pessoal.
App que usa o processo de gamigication para aprender idiomas, incluindo inglês, francês, alemão e português. Também está disponível para uso nas escolas, embora seja adequado para indivíduos e profissionais de qualquer setor. Gratuito.
Além destas propostas, existem muitos Serious Games destinados a utilizadores de várias idades e a um sem número de atividades. Diga-nos que Serious Games anda a jogar e fale-nos da sua experiência!
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.