Conselhos para deixar de procrastinar na poupança

Já parou para pensar na quantidade de decisões que adia diariamente? Na hora de fazer exercício físico, na aprendizagem de um novo idioma, e inclusivamente no momento de realizar a sua planificação financeira e poupar mensalmente. A procrastinação e a poupança andam de mãos dadas involuntariamente, pelo que neste artigo encontrará alguns conselhos para deixar de lado as desculpas e pôr em dia as suas finanças pessoais.

Dizem-nos desde crianças e reafirmamo-lo em adultos: “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”. A procrastinação trata disso, do hábito de adiar atividades que devem ser realizadas, substituindo-as por outras situações que tendem a ser mais agradáveis e que satisfazem necessidades imediatas. Quando a procrastinação chega à poupança, a nossa economia e a gestão da vida diária tornam-se ineficazes, uma vez que adiamos a concretização de objetivos, como poupar para a reforma. Em consequência, desse adiamento, os gastos sem controlo apoderam-se das nossas vidas e, portanto, poupar converte-se numa tarefa cada vez mais difícil. Quais são as principais razões e desculpas para procrastinar na poupança?

“Não ganho dinheiro suficiente para poupar”

Pensar que haverá tempo para economizar quando começar a ganhar mais dinheiro é um erro, pois deixa o tempo passar com a incerteza de saber se irá aumentar os seus rendimentos a curto prazo. Não há dúvida de que, quanto maior o seu salário, maior será a capacidade de poupança, mas também a possibilidade de continuar a desperdiçar. Se é consciente disso, faça um planeamento, fixe uma proporção aos seus rendimentos mensais para a sua poupança e concretize-a.

“Tenho outras prioridades e gastos no presente”

Há quem considere que a quantidade de despesas no presente impossibilita a realização de uma poupança mensal. No entanto, refletir sobre os gastos que podemos evitar mensalmente, como os gastos formiga, pode fazer-nos compreender que se trata de dar prioridade ao que realmente importa. Que aconteceria se evitasse comer fora uma vez por semana, se deixasse de fumar, ou se abdicasse da aula de pintura que nem tem o hábito de frequentar? Reflita sobre as suas necessidades e poderá descobrir como alguns dos seus hábitos não são tão necessários e pense no que diria ao seu “eu” do futuro.

Fazer um orçamento invertido para acabar com as desculpas

Para deixar de procrastinar na poupança de maneira definitiva, uma das grandes soluções ao seu alcance passa por realizar um orçamento invertido. Para poder executar um orçamento invertido ou “reverse budgeting”, será necessário estabelecer primeiro no seu orçamento mensal um valor ou percentagem destinado à poupança. Ou seja, deverá dar prioridade à poupança na hora de planear os seus gastos mensais de acordo com os seus rendimentos. Para o tornar possível de uma maneira mais ligeira, a regra 50/20/30 da poupança pode servir-lhe de ajuda para conseguir a disciplina financeira que tanto anseia. Graças a esta técnica terá a certeza de que poderá guardar parte do seu dinheiro todos os meses e verá crescer as suas economias.

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Benefícios do esqui para a saúde

Adrenalina à flor da pele, ar puro e sensação de liberdade, são alguns dos aspetos que qualquer esquiador e amante de esqui destaca neste desporto. Com a chegada dos meses de inverno, começa novamente a temporada do esqui e do snowboard e as pranchas e os esquis voltam à ribalta. A prática do esqui, assim como do snowboard, oferece múltiplos benefícios para a saúde, por isso, quer seja esquiador profissional ou amador, este texto pode interessar-lhe.

Esquiar é uma atividade muito atrativa, uma vez que envolve o desfrutar de momentos em conjunto com a família ou amigos, viajando para montanhas cheias de neve. Assim, esquiar proporciona benefícios para o nosso bem-estar mental, uma vez que combate a ansiedade, o stress e a tensão acumulada no dia a dia, através da libertação de determinadas hormonas. Ao esquiar, é libertada serotonina, aquela que proporciona um estado de espírito melhor e uma sensação de tranquilidade; endorfinas, hormonas que provocam felicidade e euforia depois de um treino e que aliviam a sensação de dor; e, claro, adrenalina, provocada pela velocidade ou pela altura, e que ajuda a combater o desconforto mental. Desta forma, a prática de esqui e de snowboard pode ser um tratamento natural para grandes dias de stress no trabalho.

Continuando com os benefícios que o esqui proporciona, deslizar nas pistas de neve melhora o funcionamento do sistema respiratório e cardiovascular, uma vez que é um desporto aeróbico praticado em ambientes naturais e, por isso, a capacidade respiratória e de oxigenação do sangue aumentam.

Além das vantagens a nível cardiovascular e respiratório, praticar esqui também melhora a resistência física e tonifica os músculos envolvidos, como por exemplo:

  • “Core” (complexo lombar-pélvis-quadril) e zona abdominal. O músculo abdominal e o lombar exercem uma função estabilizadora; são o eixo de todos os movimentos e, por isso, a prática de esqui reforça e tonifica estas zonas, para que adquiram maior resistência.
  • Glúteos: Tal como o “core” e a zona abdominal mantêm o equilíbrio do corpo, os músculos dos glúteos são tonificados durante a execução de curvas na prática do desporto.
  •  Parte inferior do corpo: quadríceps, músculos isquiotibiais, adutores, abdutores e gémeos são os músculos da parte inferior do corpo envolvidos no momento de esquiar e que, sem dúvida, são beneficiados e tonificados pela prática do esqui.

Também se deve ter em mente que, além de melhorar a saúde mental e física, através da tonificação dos músculos, o esqui ajuda a melhorar a flexibilidade corporal, o equilíbrio, a coordenação e a concentração, aspetos que podem ser aplicados no dia a dia, como é o caso da concentração e da capacidade de atenção.

Por fim, é importante referir que, como em todos os desportos, existem algumas contraindicações para esquiar, uma vez que não é uma atividade indicada para todas as pessoas. Por exemplo, quem sofre de problemas de hipertensão arterial deve ter em conta que a altitude das pistas de esqui pode aumentar a pressão arterial; pessoas com problemas cardíacos, mulheres grávidas ou aquelas pessoas que tenham problemas nas articulações. De qualquer forma, o mais aconselhável é consultar um médico de confiança, para avaliar se o estado de saúde é o ideal para esquiar.

Praticar esqui de forma segura

Como todos os desportos, esquiar envolve determinados riscos que podem afetar tanto os esquiadores frequentes, como os principiantes. Por isso, para que tenha uma experiência completa no momento de esquiar, recomendamos que faça um seguro de acordo com as suas necessidades e com a máxima garantia de proteção.

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