A Black Friday ou “Sexta-feira Negra” nasceu nos EUA para dar o tiro de partida para as compras de Natal. Acontece, todos os anos, no dia a seguir ao Dia de Ação de Graças que se celebra na quarta quinta-feira do mês de novembro. Desta forma, este ano a Black Friday foi no dia 25 de novembro.
Não se sabe, exatamente, como nasceu a terminologia. Existe uma teoria que afirma que o nome surgiu porque os negócios passam de números vermelhos – prejuízos, para números negros – lucros. Outra teoria assegura que estas duas palavras foram publicadas pelo The New York Times a 19 de novembro de 1975 ao referir-se à multidão e ao caos gerado nas ruas, durante esse dia, devido aos grandes descontos nas lojas. Seja como for, a Black Friday proporciona aos estabelecimentos um aumento exponencial dos seus lucros em tão-somente um dia.
Porquê comprar na Black Friday?
São muitas as marcas que se associam à febre da Black Friday e baixam os preços de todos os seus produtos, chegando a oferecer descontos de 10 ou 20% até 80%. Estes descontos são bastante úteis para adiantar as compras de Natal e baixar a despesa com as prendas ou para comprar aqueles produtos de que precisamos a um preço inferior.
Muitas lojas celebram a Black Friday durante todo o fim de semana e, inclusivamente, aproveitam a semana inteira. Cada estabelecimento tem a sua linha de ação e, por isso, convém informar-se bem e estar atento às páginas de Internet das marcas que mais lhe interessam. Também existem as ofertas-relâmpago, ou de curta duração, que apenas estão disponíveis durante umas horas.
Como ressaca deste dia foi criada a Cyber Monday que se celebra na segunda-feira seguinte à Black Friday. A diferença entre estes dois dias é que durante a “Sexta-feira Negra” pode encontrar-se descontos no espaço físico das lojas e online, enquanto no segundo as ofertas apenas estão disponíveis na Internet.
Se é mutualista da PSN pode aproveitar os descontos que lhe oferece o Clube PSN. Através da plataforma pode poupar nas suas compras com as mais de 500 promoções que estão ativas, disponíveis em 12.000 pontos de venda físicos. É possível encontrar ofertas em diversas categorias como alimentação, viagens, restaurantes, moda e acessórios, automóveis… Encontrará tudo que procura na Internet.
Como poupar e não desperdiçar na Black Friday?
É certo que com os descontos disponíveis durante estes dias se pode poupar bastante dinheiro, mas também pode escapar das mãos e acabar por gastar demasiado. Por isso, é sempre bom contar com o planeamento. Que truques pode utilizar para comprar só o que necessita?
- Fazer uma lista dos produtos que realmente precise. Não se deixe levar pelos descontos.
- Estabeleça um orçamento máximo para gastar entre a Black Friday e a Cyber Monday. Vai ver muitas ofertas, por isso o melhor é cingir-se à quantidade de dinheiro que pode despender.
- Visite as páginas de Internet de várias marcas e compare os produtos.
- Tenha atenção às políticas de devolução e guarde os talões de compra.
- E, principalmente, não se deixe levar por impulsos, pergunte a si mesmo se vai mesmo dar uso, antes de comprar, ou se a pessoa a quem vai oferecer vai, de facto, gostar.
A poupança é um seguro para o futuro. Por esta razão é bom aproveitar estas oportunidades para comprar aquilo de que necessita. E você? Conhece algum outro dia com descontos deste tipo? Conte-nos na área de comentários e não se esqueça de se inscrever!
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.