null Os cinco alimentos que combatem a anemia

Os cinco alimentos que combatem a anemia

A anemia caracteriza-se pela redução de glóbulos vermelhos no sangue, sendo uma doença muito mais comum do que imaginamos. Os sintomas mais frequentes são um grande esgotamento físico e cansaço contínuos, podendo ser acompanhados de dores de cabeça e dificuldades respiratórias.

Quais as causas?

Entre as causas da anemia, destacam-se a perda de sangue (hemorragias, menstruações abundantes, etc…), escassa produção de glóbulos vermelhos, por fatores adquiridos ou hereditários, por doenças crónicas (rins ou alguns tipos de cancro), pela gravidez, ou por uma alimentação deficiente em ferro, ácido fólico, vitamina B12 e vitamina C, que podem impedir o corpo de produzir a quantidade suficiente de glóbulos vermelhos. Em muitas ocasiões, a anemia deve-se a carências alimentares. Felizmente, temos à nossa disposição vários alimentos que podem ajudar a reduzir e até mesmo a prevenir a anemia.

Quais os melhores alimentos para combater a anemia?

  1. Espinafres: este vegetal tem um alto teor de ferro, fibra, vitamina A, B9, C e E, betacaroteno e cálcio. É um dos melhores aliados no combate à anemia. Outros vegetais de folha verde como os brócolos, a couve, a alface e o agrião são excelentes fontes de ferro.
  2. Aveia: este cereal garante uma grande quantidade de ferro. Em casos de anemia é recomendável consumi-lo “fortificado”, para fornecer um adicional de vitamina B. Podemos consumi-la, por exemplo, com leite, ao pequeno-almoço.
  3. Ovos: caracterizam-se por uma grande quantidade de vitamina B12 e ferro, sendo um alimento muito recomendável para uma dieta de combate à anemia. Aconselha-se que sejam acompanhados com sumo de laranja natural, uma vez que a vitamina C ajuda à absorção de ferro.
  4. Legumes: são uma das maiores fontes naturais de ferro. Feijões, lentilhas e grão-de-bico são os mais aconselháveis para esta dieta. Mas a prioridade deverá ir para as lentilhas, pois são ricas em proteínas e têm pouca teor de gordura.
  5. Tomates: são uma fonte natural de vitamina C, vitamina E e betacaroteno, nutrientes essenciais para tratar a anemia. Podemos consumir o tomate em todas as suas variantes: saladas, sumos, sopas frias ou gaspachos.

É importante saber que para garantir uma boa absorção de ferro devemos evitar ingerir bebidas gaseificadas ou energéticas, como café ou bebidas estimulantes. Estas atrasam o processo de absorção do ferro.

A anemia pode trazer sérios problemas ao nosso dia-a-dia, privando-nos da energia necessária para as tarefas laborais, podendo mesmo provocar problemas mais graves, como as enxaquecas. Por este motivo, é importante fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para solucionar o problema; e o primeiro passo começa por seguir uma dieta saudável, rica em ferro e vitaminas.

Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.