null Combustíveis alternativos à gasolina e ao gasóleo

Combustíveis alternativos à gasolina e ao gasóleo

Aos combustíveis “tradicionais”, os derivados do petróleo, como a gasolina ou o gasóleo, somam-se uma série de combustíveis alternativos, como os híbridos, o GLP ou o gás natural. Os elevados preços da gasolina e do gasóleo, associadas às novas restrições e impostos e à preocupação pelo meio ambiente, levam-nos a pensar nestas alternativas.

  • Veículos elétricos: alimentado por um ou mais motores elétricos.
  • Híbridos: dotado de um motor de combustão interno (gasolina ou gasóleo) e um motor elétrico.
  • GPL: é a denominação atribuída ao gás de petróleo liquefeito, uma mistura de propano e butano comprimidos. Alguns veículos estão disponíveis combinando GLP com gasolina, e inclusivamente podem adaptar-se para funcionar apenas com GPL.
  • Gás Natural Comprimido (GNC ou CNG nas suas siglas em inglês): estes veículos dispõem de dois depósitos de combustível: o da gasolina e o do gás natural.

Relativamente ao cuidado com o meio ambiente, há que partir do princípio que todos os veículos contaminam. Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 pessoas respiram ar contaminado e 7 milhões morrem por exposição a partículas finas. Independentemente do combustível, todos os veículos geram estas partículas, que se desprendem pela abrasão de pneus e travões.

No que diz respeito ao resultado da combustão, as opções de GLP e GNC são as mais limpas para o meio ambiente já que geram menos CO2, óxidos de nitrogénio e partículas de carbono, comparativamente à gasolina e ao gasóleo.

Nova rotulagem de combustíveis a nível europeu

A partir de 12 de outubro de 2018 entra em vigor uma nova rotulagem para o abastecimento, homologada pela União Europeia. Estas novas etiquetas não substituirão as tradicionais e poderão ser encontradas as duas indicações nos postos de gasolina.

A nova rotulagem diferencia os combustíveis com formas geométricas e, por sua vez, cada grupo se subdivide em função do biocombustível:

  • Circular para a gasolina: E5, E10, e E85.
  • Quadrado para o gasóleo: B7, B10 e XTL.
  • Losango para os combustíveis gasosos: H2 (hidrogénio), LPD (gás de petróleo liquefeito ou GPL), CNG (gás natural comprimido) e LNG (gás natural liquefeito).

Qual é o combustível mais rentável?

Utilizar uma marcha adequada, evitar acelerações ou fazer uso do travão do motor são alguns dos conselhos para poupar gasolina que já tínhamos partilhado anteriormente. Agora, procuramos conhecer que combustível (gasolina, gasóleo, híbrido, GLP ou GNC) é mais rentável no uso habitual, ou seja, sem ter em conta o desembolso económico inicial ao comprar um automóvel.

  • O veículo a diesel, em geral, tem um consumo mais baixo que o da gasolina, o preço do combustível é menor e produz um nível de emissões de CO2 também inferior, no que diz respeito à sua competitividade.
  • Por seu lado, a gasolina é o combustível mais caro do mercado e requer um consumo maior do que o do gasóleo.
  • Um veículo híbrido tem um consumo baixo na cidade, uma vez que se apoia no motor elétrico ainda que, devido ao seu maior peso, o consumo em estrada é superior ao do veículo diesel.
  • A grande vantagem do GLP é o seu preço fixado por uma diretiva europeia, pelo que não altera e custa o mesmo em todas as estações de serviço. É um combustível mais barato, e além disso menos contaminante, como vimos anteriormente.
  • Mais barato que a gasolina e o gasóleo é também o GNC, o combustível que, juntamente com o anterior, também é mais respeitador do meio ambiente.
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