Todos nós gostamos da chegada do verão e do bom tempo. Churrascos no jardim, jantar num terraço, ir à piscina ou à praia e fazer caminhadas são algumas das atividades que desfrutamos nesta época do ano e que acontecem ao ar livre. No entanto, com o verão surgem também as picadas de determinados insetos.
Estes insetos, especialmente os mosquitos, sugam o sangue enquanto injetam na pele uma substância que produz uma reação alérgica, que causa inchaço e vermelhidão. Quando surge uma picada irritante, é importante saber quais são os cuidados recomendados para aliviar a comichão. De seguida, damos-lhe a conhecer alguns:
Medidas para aliviar uma picada:
- Evite coçar: Certamente já ouviu a frase: “quanto mais coçar, mais lhe vai doer”. Bom, é verdade. Ao coçar constantemente o local da picada, vai ativar mais terminações nervosas. Portanto, coçar a picada só vai irritar mais a pele e pode até causar uma infeção.
- Aplique gelo sobre a picada: As histaminas dilatam os vasos sanguíneos que preenchem a área afetada com excesso de sangue. Assim, o gelo faz com que os vasos se contraiam, de modo que, a quantidade de sangue à volta da picada, é reduzida.
- Aplique pomada de calamina: Esta é uma substância de óxido de zinco e óxido de ferro, que refresca a área afetada e alivia a comichão.
- Evite o uso de soluções naturais de eficácia duvidosa: Algumas das soluções comuns que se aplicam, mas que podem agravar e infetar a lesão são o vinagre, o limão, o mel, a pasta dentífrica e o alho.
Quando deve consultar um médico por causa de uma picada?
Se a sua picada causar uma reação alérgica grave, conhecida como anafilaxia, consulte um médico. O choque anafilático pode pôr em risco a sua vida. Os sintomas desta reação alérgica são os seguintes:
- Urticária, comichão ou vermelhidão fora do normal na pele.
- Dificuldades em respirar.
- Sensação de que a garganta está a fechar-se.
- Náuseas e vómitos.
Também é importante consultar um médico antes de ir viver ou de viajar para determinados locais no mundo, onde são comuns doenças transmissíveis por sangue, como o vírus Zika ou a malária.
Quanto tempo pode durar uma picada de mosquito?
Podem durar horas ou apenas alguns dias, embora as picadas de mosquito e os seus sintomas variem consoante o tamanho da picada e o sistema imunitário da pessoa. E, como referimos anteriormente, coçar-se excessivamente também pode aumentar o tempo de duração.
Às vezes, as picadas de mosquito deixam pequenas marcas escuras na pele muito depois de a picada já ter desaparecido. Pessoas com pele sensível tendem a ter estas marcas de forma mais persistente, mas não são, necessariamente, permanentes.
Para evitar estas marcas, utilize cremes com vitamina C, E ou niacinamida. Não se esqueça também de aplicar protetor solar de fator 30 ou 50 nas áreas expostas ao sol.
A prevenção é fundamental
A melhor maneira de evitar as picadas de mosquitos é a preparação e a prevenção. Pode usar repelente de insetos se for para lugares onde há mosquitos, como locais com água estagnada ou campos. Os repelentes naturais de insetos são eficazes, mas pode optar por usar os comerciais se for viajar para outro país.
Limitar ou evitar a exposição a determinadas coisas ajuda a minimizar o risco de picadas de mosquito. De seguida, apresentamos uma lista das coisas que são conhecidas por atraírem mosquitos:
- Suor e calor corporal
- Luz e calor
- Ácido lático
- Dióxido de carbono
Estes são alguns dos passos que pode seguir nas horas posteriores a sofrer uma picada de mosquito. A maioria destas soluções podem ser repetidas as vezes que forem necessárias, de forma a acalmar a área afetada, no entanto, se utilizar algum medicamento, é importante que siga as suas instruções.
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.