Enquanto dezembro é um mês de comida em abundância, em janeiro chega a dieta, o detox e a ginástica. Mas desfrutar do tempo com a família e com os amigos sem negligenciar a nossa alimentação - e, consequentemente, o peso - é possível.
A multiplicação de eventos sociais ao longo do mês de dezembro que incluem comer e beber em abundância, petiscar entre refeições ou fazer refeições de alto teor calórico são algumas das razões pelas quais aumentamos de peso no Natal. Saiba aqui algumas dicas para não negligenciar os bons hábitos durante esta época.
Manter os hábitos
Na medida do possível, é recomendável não modificar drasticamente os hábitos saudáveis que praticamos durante o resto do ano. É aconselhável manter os horários habituais, por exemplo, fazer cinco refeições por dia (pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) para evitar estar com muita fome na refeição seguinte.
Da mesma forma, é também recomendável continuar com o exercício diário. Se, por exemplo, costumamos correr três dias por semana, podemos continuar a fazê-lo, apesar de estar de férias nesta época festiva, ou pode tentar combiná-lo com outras atividades que costuma fazer nesta altura. Se tiver alguns dias livres, aproveite para desfrutar dos desportos de inverno, como o esqui ou o snowboard.
Coma tudo, sem excessos mas também sem se privar
Trata-se de comer de forma inteligente. Com a chegada de refeições e jantares familiares é habitual ver a nossa mesa cheia de pratos. Ficar obcecado com a comida também não é positivo, por isso é melhor que não nos privemos de comer o que realmente nos apetece, desde que o façamos com moderação. Se tiver à sua disposição um grande número de pratos para partilhar na mesa, opte por colocar uma porção do que gosta no seu prato individual.
Não deixe a fruta do seu lado
É fácil encontrar receitas de sobremesas, onde a fruta é o elemento principal. Prepará-las também pode ser divertido se tivermos a ajuda dos mais pequenos em casa. Desta forma, não só terminaremos as nossas refeições de forma saudável, como também vamos incentivar bons hábitos alimentares para as crianças.
Nos restantes dias sem celebrações opte por refeições ligeiras
Embora seja verdade que dezembro tem apenas quatro feriados (véspera de Natal, Natal, véspera de Ano Novo e Ano Novo), às vezes acumulamos refeições e jantares "sociais". Nos restantes dias opte por um menu rico em vegetais, verduras, legumes, frutas, etc. Será um pequeno contraste com os jantares festivos abundantes, mas também vai apreciar os nutrientes que estes alimentos lhe proporcionam, além de reduzir a sensação de peso.
Moderação no álcool
É tão difícil prescindir da alimentação abundante desta época, como do álcool. Desde os aperitivos até à taça de champanhe depois do jantar. Embora seja difícil ir contra a corrente, não abuse do álcool, reduza seu consumo e procure alternativas.
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.