Covid 2019: Decreto-Lei n.º 20-F/2020, de 12 de maio

A entrada em vigor no dia 13 de maio de 2020 do Decreto-Lei n.º 20-F/2020 de 12 de maio, permite-nos estabelecer, ainda que de forma excecional e temporária, algumas medidas mais favoráveis para os nossos clientes no que respeita ao pagamento do prémio do seguro.

Assim, se o cliente não proceder ao pagamento em tempo oportuno do prémio ou fração com vencimento entre 13 de maio de 2020 e 30 de setembro de 2020 relativamente a qualquer seguro obrigatório, tem mais 60 dias para liquidar o pagamento, mantendo-se a cobertura obrigatória por um período adicional de 60 dias contados a partir da data de vencimento do prémio ou fração em dívida. O cliente pode opor-se à manutenção do contrato referido até ao final da data de vencimento informando-nos da sua vontade de forma legítima. Na ausência de oposição, a cobertura obrigatória permanecerá em vigor, com a possibilidade de pagamento do prémio no período adicional de 60 dias.

A legislação acima referida estabelece ainda um regime especial aplicável aos clientes que exerçam atividades que se encontrem suspensas, com estabelecimentos encerrados, ou que também tenham sofrido reduções significativas em resultado das medidas adotadas em resposta à pandemia da doença COVID-19.

Os clientes que demonstrem o cumprimento das condições estabelecidas no documento legal podem solicitar que essas circunstâncias sejam refletidas no prémio de seguro que cobre os riscos da atividade e/ou solicitar o fracionamento do pagamento dos prémios da anuidade em vigor sem quaisquer custos adicionais.

Se necessitar de algum esclarecimento, estamos à sua disposição através do telefone 308 805 169 ou do e-mail mutualista@grupopsn.pt.

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Covid 2019: Decreto-Lei n.º 20-F/2020, de 12 de maio

A entrada em vigor no dia 13 de maio de 2020 do Decreto-Lei n.º 20-F/2020 de 12 de maio, permite-nos estabelecer, ainda que de forma excecional e temporária, algumas medidas mais favoráveis para os nossos clientes no que respeita ao pagamento do prémio do seguro.

Assim, se o cliente não proceder ao pagamento em tempo oportuno do prémio ou fração com vencimento entre 13 de maio de 2020 e 30 de setembro de 2020 relativamente a qualquer seguro obrigatório, tem mais 60 dias para liquidar o pagamento, mantendo-se a cobertura obrigatória por um período adicional de 60 dias contados a partir da data de vencimento do prémio ou fração em dívida. O cliente pode opor-se à manutenção do contrato referido até ao final da data de vencimento informando-nos da sua vontade de forma legítima. Na ausência de oposição, a cobertura obrigatória permanecerá em vigor, com a possibilidade de pagamento do prémio no período adicional de 60 dias.

A legislação acima referida estabelece ainda um regime especial aplicável aos clientes que exerçam atividades que se encontrem suspensas, com estabelecimentos encerrados, ou que também tenham sofrido reduções significativas em resultado das medidas adotadas em resposta à pandemia da doença COVID-19.

Os clientes que demonstrem o cumprimento das condições estabelecidas no documento legal podem solicitar que essas circunstâncias sejam refletidas no prémio de seguro que cobre os riscos da atividade e/ou solicitar o fracionamento do pagamento dos prémios da anuidade em vigor sem quaisquer custos adicionais.

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null Como escolher uma creche adequada para os seus filhos?

Hoje em dia todos concordam que a idade dos 0-3 anos é vital para o desenvolvimento integral das crianças, por isso, a escola ajuda-os a aprender, através de várias brincadeiras e também a descobrir as suas habilidades e desejos, sendo assim cumpridas as suas necessidades básicas de higiene, descanso e alimentação. O mais importante é escolher uma creche que responda a todos os requisitos. E quais são estes?

Uma creche oferece um serviço educacional abrangente e funciona de maneira organizacional, assim como outras escolas de nível superior. É obrigatório que a escola esteja legalizada e autorizada, como sendo uma creche, e com um número de identificação registado. Além disso, deve cumprir os requisitos correspondentes, tais como os índices máximos, a adaptação do perfil dos profissionais, assim como o controlo de espaços e materiais. Tudo isto é garantido através de inspeções periódicas obrigatórias.

Além destas obrigações, cada escola tem as suas características específicas que vão ajudar os pais a decidir qual a melhor. A rede da PSN Bicos em Espanha (Corunha, Pontevedra e Salamanca) pode orgulhar-se do seu projeto educativo, constantemente a ser atualizado, das suas instalações extensas e seguras, de uma educação trilingue e da sua própria cozinha, entre outros aspetos. Mas o que faz realmente a diferença é a equipa de profissionais. "Trabalhamos em equipa e de maneira coordenada. O nosso segredo é viver intensamente a nossa profissão. Acreditamos firmemente que estamos a fazer algo grandioso, respeitamos cada criança e acompanhamo-la na experimentação e descoberta do mundo. As crianças aprendem e desfrutam ao mesmo tempo. Somos muito ativos, temos sentido de humor e amamos formar e conversar com as famílias. Com uma boa equipa qualquer meta é alcançável ", afirma Carolina Posada, diretora da PSN Pontevedra.

Para Carolina é importante inovar todos os dias, criar experiências para ajudar as crianças a descobrir o que mais gostam de fazer, ou seja, o seu talento. "O que deveria ser tido em conta durante o resto da etapa escolar. Não se trata só ensinar, é também educar o seu pensamento, fazer com que a criança se questione sobre as coisas e tenha um pensamento crítico". Por outro lado, e sendo imprescindível ter rotinas, é necessário também sair delas. "Temos de ser flexíveis e estar abertos a tudo. O que terá impacto sobre as crianças para que sejam mais flexíveis e estejam dispostas a enfrentar novos desafios.”

Respeitar o período de adaptação

Uma vez selecionada a escola adequada, surge aquele que é chamado período de adaptação. "No projeto PSN Bicos fazemos com que o período de adaptação comece a partir de casa. Numa reunião prévia com as famílias orientamo-los sobre como devem ir inserindo o tema, damos algumas indicações para facilitar o processo e como devem ser as suas atitudes com os mais pequenos". O ideal é ir cumprindo este processo a pouco a pouco. "Nós respeitamos as necessidades de cada criança. Existem algumas que rapidamente estreitam laços com os seus professores e colegas, mas existem outros que têm mais dificuldade. No período de adaptação é muito importante a afetividade e o carinho”.

No que diz respeito às famílias, estas formam uma parte ativa das escolas "Para além de entrarem livremente para deixar e ir buscar os mais pequenos, incentivamos a sua participação em excursões, nas leituras de histórias, quando falamos nas profissões, nos workshops para famílias e também fomentamos o contacto com os professores e delegados de turma.

Para transformar a escola num espaço ótimo para a vida de uma criança, a creche tem de estar muito próxima da família e fomentar a colaboração." Outra particularidade do Projeto PSN Bicos é que não encerra durante o ano. "Celebramos todas as festas: fazemos a vindima, festejamos o Halloween, o Natal, o Dia da Tolerância e da Paz, o Dia dos Animais, o Dia da Felicidade ... Para além de que os workshops ou acampamentos extraescolares também podem incluir os irmãos mais velhos dos alunos desde que tenham até 8 anos. O que é algo muito valorizado pela famílias".

As dificuldades visíveis nas primeiras etapas

No que respeita à forma como as escolas ajudam as crianças com dificuldades diagnosticadas, a diretora da PSN de Pontevedra destaca que "colaboramos assiduamente com gabinetes que nos aconselham.” Para além disso, é nesta primeira etapa que "podemos ter consciência de algumas dificuldades nas crianças e informamos as famílias". "A individualização na educação, é prioridade máxima e as características próprias de cada individuo são tão distintas e tão diferentes que confirmam o que chamamos de diversidade.
No projeto Bicos acreditamos firmemente na diversidade e defendemos a inclusão mais do que a integração, por isso, as nossas portas estão sempre abertas. Temos nas nossas mãos o seu futuro e acreditamos firmemente no nosso papel dentro da sociedade, por isso, fomentamos tanto a educação em valores (respeito e tolerância, igualdade de género, respeito pelo meio ambiente, pelo animais, solidariedade e hábitos saudáveis...). Nós identificamo-nos com a frase "Todos se preocupam em deixar um planeta melhor aos nossos filhos. Porque é que não tentamos deixar melhores filhos ao planeta? O nosso trabalho procura consegui-lo.

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