null Como melhorar a qualidade de vida dos seniores durante a quarentena

Como melhorar a qualidade de vida dos seniores durante a quarentena

Os nossos seniores sempre nos deram o melhor deles próprios, agora é o momento de lhes devolvermos o carinho e tentar tornar-lhes a vida mais fácil. Entre todas as ferramentas que encontramos à nossa disposição, a tecnologia desempenha um papel muito importante na melhoria da qualidade de vida, uma vez que permite aceder a estímulos e instrumentos até agora por explorar, mais ainda nas circunstâncias atuais, em que a quarentena impede que se saia de casa e se faça uma vida normal.

Com o objetivo de conter a propagação do coronavírus, manter a distância entre as pessoas, o isolamento e a quarentena tornaram-se nas principais ferramentas para proteger a população, principalmente as pessoas com mais de 60 anos, que são consideradas grupo de risco para esta doença. A estas medidas devemos acrescentar as directivas de proteção recomendadas pela Direção-Geral da Saúde, entre as quais:

  • Lavar regularmente as mãos.
  • Cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ao tossir ou espirrar.
  • Evitar o contacto das mãos com os olhos, nariz e boca.
  • Usar lenços descartáveis para eliminar secreções respiratórias e deitá-los fora após cada utilização.

Tanto no caso de partilhar casa com seniores, como no caso de se encontrar responsável pela assistência e pelo cuidado de pessoas idosas, deve promover o bem-estar físico e emocional deles, seguindo sempre as medidas de proteção. Algumas ideias para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas durante a quarentena são:

Evite a solidão

A solidão que se enfrenta em situações como esta pode prejudicar o bem-estar mental dos seniores. Como indica a Fundação Pilares, as pessoas idosas devem estar em contacto frequente com familiares, amigos, vizinhos ou profissionais por comunicação telefónica, especialmente quando vivem sozinhas. Apesar de existirem múltiplas barreiras de acesso à tecnologia por parte dos seniores, pela sensação de complexidade, ou défice visual ou cognitivo, a tecnologia e a terceira idade são um par cada vez mais compatível. Seja por via telefónica, Whatsapp ou Skype, é recomendável fixar diferentes horários para estabelecer contacto directo e proporcionar a distracção necessária para que não se sintam sós.

Faça as compras por eles

São muitas as mensagens que vemos nas redes sociais em que os vizinhos e jovens se oferecem voluntariamente para fazerem as compras para as pessoas idosas e dependentes com o objetivo de evitar que saiam das suas casas. Milhares de idosos vivem sós e nem todos contam com familiares que possam ir às compras por eles. É por isso que, na medida do possível e sempre que se tratem de pessoas jovens e saudáveis, podemos oferecer a nossa ajuda aos vizinhos nas idas ao supermercado ou à farmácia, salvaguardando sempre as medidas de prevenção para evitar contágios.

Manter o corpo e a mente ativos

São muitas horas para enfrentar em casa e passar todo o tempo a escutar notícias sobre a doença aumenta a preocupação e, em consequência, compromete o equilíbrio mental. Para manter a mente ativa e distraída durante uma quarentena, os idosos podem optar por fazer palavras cruzadas e passatempos, ler livros, e-books e revistas, expressar o que sentem por escrito, pintar quadros… De igual forma, é imprescindível manter o corpo ativo em prol da qualidade de vida; face à impossibilidade de fazer passeios ao ar livre ou aulas no ginásio, os idosos devem evitar passar todo o tempo deitados ou sentados, movendo-se pelo menos a cada meia hora, dando passos pela casa ou fazendo os movimentos habituais das suas aulas no ginásio, para manter os músculos e as articulações ativos.

Finalmente, deve-se evitar por completo as visitas e não deixar os mais pequenos ao cuidado dos avós. Trata-se de uma das principais medidas para prevenir o contágio do coronavírus, além de ser uma precaução para salvaguardar as vidas dos idosos.

Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.