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Consequências do PHDA em crianças e adolescentes

Inicia-se na infância e acompanha-nos durante a adolescência, estando presente durante toda a etapa académica. Falamos da Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA), um trastorno de carácter neurobiológico cujos sintomas passam pela dificuldade de concentração, hiperatividade ou impulsividade. Numa altura tão importante para o desenvolvimento, que consequências pode trazer o PHDA a nível académico?

Ao longo do percurso escolar, as crianças com PHDA podem sofrer várias dificuldades académicas que resultam num baixo rendimento escolar. No entanto, este facto será totalmente independente das capacidades intelectuais, das aptidões e das competências individuais das crianças com PHDA.

Que dificuldades académicas apresentam os alunos com PHDA?

  • Dificuldade em planificar o tempo e seguir um horário definido.
  • Dificuldade na organização, tanto do espaço físico como da informação.
  • Dificuldade em seguir as instruções do professor e prestar atenção de maneira estável durante uma tarefa de longa duração.
  • A hiperatividade acarreta falta de memória, precipitação nas tarefas, falta de revisão das mesmas, etc.

Em função da época académica

Educação infantil

70% das crianças diagnosticadas com PHDA já apresentava sintomas aos quatro anos. São os professores e monitores dos infantários os responsáveis, em grande parte, por perceber e comentar com os pais sintomas e comportamentos associados aos hábitos de trabalho, obediência ou relações com os colegas.

Nestas idades tão pequenas, os comportamentos face ao jogo são os que, por norma, determinam se lidamos com uma criança com PHDA ou com um simples comportamento associado à idade. As crianças com PHDA apresentam um jogo mais imaturo, com um uso mais monótono e menos social dos materiais, onde quase não existe uma cooperação e comunicação com o resto dos colegas nos jogos de grupo.

Educação primária

É nesta etapa que se mostra de forma mais radical a incapacidade das crianças com PHDA para enfrentar certos desafios académicos. Por sua vez, as reações dos alunos hiperativos são muitas vezes diferentes, caracterizadas pela impulsividade para realizar as tarefas, e no caso dos alunos com défice de atenção, mais afetados pela falta de concentração e pela  incapacidade de organizar tarefas, etc.

Em termos gerais, costumam ser alunos muito desorganizados, tanto em aspetos temporais e de trabalho como nos espaços físicos, habitualmente chamados de “despistados”. Têm problemas em aceitar as instruções de um professor assim como para comunicar com os colegas (quer seja por falarem demasiado, interrompendo o ritmo da aula, quer seja por passarem totalmente despercebidos e falarem de forma pobre ou pouco desenvolvida).

Educação secundária obrigatória

Em muitas ocasiões, a educação secundária obrigatória está ligada a uma transição que implica uma mudança de escola, de professores ou de colegas. Esta é uma época difícil para o aluno, já adolescente, pela fusão de dificuldades a nível académico, pessoal e também as próprias da idade. Aos problemas de aprendizagem devemos acrescentar as pressões sociais. Os indivíduos com PHDA são assim alunos vulneráveis e inseguros, necessitando nesta etapa de mais interação e comunicação com adultos, assim como de ajuda profissional.

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