null Dia Europeu de Prevenção do Risco Cardiovascular

Dia Europeu de Prevenção do Risco Cardiovascular

O dia 14 de março está a aproximar-se e nesta data celebra-se o Dia Europeu de Prevenção do Risco Cardiovascular. Em 2013, 17.495 mulheres e 13.902 homens faleceram em Portugal devido a doenças relacionadas com o sistema circulatório. Estima-se que mais de metade da população está em risco cardiovascular. Ou, por outras palavras, tem uma elevada probabilidade de desenvolver uma doença que afete o coração, num prazo de 10 anos. Por isso, desde 2005, a 14 de março, o Dia Europeu de Prevenção do Risco Cardiovascular, os médicos decidem chamar a atenção da população para que cuide da sua saúde. Proteja o seu coração, é o lema dos especialistas, os quais referem que o melhor remédio para o bem-estar é cuidar do coração.

Fatores de Risco Cardiovascular

Se fuma e tem o colesterol alto ou a pressão arterial descontrolada; se é obeso ou diabético; corre o risco de sofrer do coração. Também existem outros fatores que podem influenciar, como a idade, o sexo e, inclusivamente, os antecedentes familiares. Mas, ao melhorar o seu estilo de vida, pode cuidar do seu coração e corrigir a sua saúde. Para o conseguir é necessário ter uma boa dieta, baixa em gorduras más, evitar o álcool e o tabaco e fazer exercício.

No Dia Europeu de Prevenção do Risco Cardiovascular também se pensa nas crianças. Porque é importante incutir nas crianças, a necessidade de se cuidar, de comer bem e de praticar desporto. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que, a cada ano, morram mais de 17 milhões de pessoas no Mundo. Cerca de 80% das mortes prematuras ocorrem por problemas cardiovasculares.

Este 14 de março, a Europa convida a cuidar do coração. Na Fundação Portuguesa de Cardiologia pode obter mais informações sobre os cuidados a ter com o coração e os eventos para este dia.

Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.