null Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

Tem a sensação que cada vez mais se fala de feminismo e igualdade de género? Muito provavelmente apercebeu-se que a igualdade de direitos está em destaque em todos os meios de comunicação, conversas e é o lema de várias celebridades, sem se limitar ao âmbito da responsabilidade social. Explicamos-lhe as razões.

8 de março

Popularmente, as pessoas acreditam que foi um incêndio numa fábrica de Nova Iorque, em 1911, o evento que deu lugar ao dia da mulher trabalhadora. No entanto, uns anos antes já havia manifestações em diferentes pontos do planeta.

Em 1910, proclamou-se, pela primeira vez, o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora na II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhaga. No ano seguinte em Portugal, as mulheres adquirem o direito de trabalhar na Função Pública.

A mulher trabalhadora em 2017

O jornal, The Economist, coloca Portugal em 12.º lugar no ranking mundial de países, quanto à igualdade entre homens e mulheres no âmbito laboral. Em 2016 trabalhavam, em Portugal, 2.243.800 mulheres, segundo os dados da Pordata.

Pode aproveitar este dia para participar nos mais diversos eventos que decorrem por todo o país. Como por exemplo a conferência “Women Summit”, no Palácio da Bolsa, no Porto; nos Debates – O Direito e as mulheres – a 8 de março, Lisboa e Évora assinalam o Dia Internacional da Mulher com debates sobre o Direito e o universo feminino; ou no festival de Cinema - 'Festin': a oitava edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – FESTin é dedicada às mulheres, de 1 a 8 de março, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

As opções são várias. Está animada?

Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.