Reuniões de família, jantares de amigos, almoço da empresa, viagens, presentes... Dezembro é um mês muito dinâmico, onde a rotina é bastante afetada por algumas despesas "inesperadas". Tudo o que possa contribuir para nos divertirmos, também pode custar caro e até deixar a nossa carteira “mais leve”. E o pior é que por detrás está a famosa “curva de janeiro”.
Segundo um estudo da consultora Deloitte, os portugueses preveem gastar, em média, € 314 por agregado familiar. Este orçamento inclui presentes (51%), seguidos da alimentação e bebidas (36%). O mesmo estudo avança ainda que Portugal está € 63 abaixo da média europeia para este ano, sendo um dos países que mais reduziu o valor estimado de gastos para 2018.
Apesar de os portugueses revelarem-se comedidos nas despesas natalícias, há sempre uma situação ou compra típica desta época que pode evitar por ser desnecessária. Não existe uma fórmula mágica para poupar no Natal, mas pode recorrer a alguns truques para evitar gastar mais do que o necessário. De seguida, mostramos-lhe como.
7 conselhos para poupar no Natal:
A lista do nosso orçamento: rendimentos e despesas
De forma insistente, em outras entradas sobre poupança, referimos a necessidade imperativa de fazer uma folha de cálculo com os seus rendimentos e a estimativa dos seus gastos. Em dezembro, esta lista do nosso orçamento é ainda mais necessária. Quanto à previsão de gastos, divida-os de acordo com uma classificação pequena. Por exemplo: presentes, jantares fora de casa, comida para casa e viagens. Desta forma, será mais fácil determinar quanto pode permitir-se gastar em cada categoria.
Presente - pessoa – orçamento
Além da lista anterior, para determinar o que oferecer e quanto vamos gastar em cada detalhe, outra recomendação é criar uma nova lista. Desta forma, apontamos a quem vamos comprar algo, o que temos em mente em função dos seus gostos ou necessidades e em que faixa de preço nos situaremos para conseguir esse presente.
Pesquise, compare e compre ao melhor preço
O conhecido como "bonito, bom e barato". O mundo do comércio eletrónico vai ajudar a comparar diferentes lojas, marcas, plataformas, etc., para encontrar o presente que procuramos ao melhor preço possível. Também é aconselhável começar a comprar presentes com tempo, antecipar-se e aproveitar os descontos que pode encontrar em algumas lojas ou fazer parte de determinados grupos, como o PSN Club.
"Amigo secreto"
Se pertence a uma família ou a um grupo de amigos grande, pode propor o famoso "amigo secreto". Através deste jogo, cada um dará apenas um presente a uma pessoa do grupo. Além disso, nas regras deste jogo o orçamento mínimo e máximo são definidos e todos os presentes são, mais ou menos, do mesmo preço.
Fuja de presentes extravagantes e escolha por necessidades
Tanto para comprar para outros como para responder quando lhe fazem a típica pergunta "o que queres que te dê?", procure que sejam presentes necessários. Por exemplo, se durante o próximo ano tiver que trocar a cadeira do carro para o seu filho, peça-a. Ou se se tratar de um presente, pergunte à outra pessoa do que precisa. Provavelmente a necessidade é mais barata que o capricho.
Artesanato como presente e para decoração
Aplique a filosofia DIY: "do it yourself" ("faça você mesmo"). Graças à Internet, terá centenas de ideias, tutoriais, fotografias, etc., para decorar a sua casa com motivos de Natal, decorar a mesa para o jantar da véspera de Natal e até mesmo fazer pequenos presentes. Se tem filhos, sobrinhos ou netos pequenos, eles vão adorar ajudá-lo e passar uma tarde em família. Além disso, irá ensinar a importância da reciclagem e reutilização.
Compre e prepare o menu com antecedência
Gostamos sempre de satisfazer alguns caprichos do nosso estômago nos jantares das vésperas de Natal e Ano Novo. No entanto, esse manjar pode ser muito caro se deixarmos essa compra para o último momento. O ideal é preparar o cardápio para esse dia com antecedência e comprá-lo o mais rápido possível. Até porque pode congelar todos os perecíveis.
Se, por outro lado, é uma pessoa que geralmente janta num restaurante na véspera de Natal ou na véspera de Ano Novo, tenha em mente que esse é um capricho desnecessário. Se realmente quiser economizar, tente fazer essa refeição em casa. Reúna a família, prepare um bom menu (mais uma vez, pode usar a ajuda de crianças para tornar tudo mais divertido) e ficará ainda mais barato se dividir a conta com a família.
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.