Gestão do risco, custo de oportunidade, juro composto, demonstração de resultados… São vários os conceitos básicos de finanças que ajudariam a população portuguesa a gerir as suas contas mensais, ou quando se decide arrancar com um negócio, ou poupar e investir no futuro. No entanto, muitos não têm a educação financeira suficiente para gerir as suas próprias finanças. Assim o demonstram vários estudos.
No último estudo do Banco de Portugal sobre a literacia financeira dos portugueses, os resultados são desanimadores. Apenas 21,4% dos portugueses sabem o que é o spread, enquanto só 10,5% conseguem dizer o que é a EURIBOR. Na parte das boas notícias, 82% sabe identificar acertadamente o saldo de uma conta de depósito à ordem. Em questões de numeracia pura notou-se que 58,4% calculam bem os juros simples, enquanto só 39,5% sabem chegar a contas dos juros compostos.
Por este motivo, é imprescindível consciencializar para a importância de adquirir um nível de conhecimentos e cultura financeira para as diferentes etapas da vida. O crescimento de um indivíduo, desde a infância até à velhice requer igualmente adquirir conhecimentos financeiros, em função das necessidades de cada etapa.
Devemos educar os nossos filhos para que sejam capazes de tomar pequenas decisões económicas e ajudá-los a adquirir bons hábitos financeiros. Posteriormente, teremos que continuar a adaptar o nosso nível de finanças ao desenvolvimento da pessoa: a etapa do primeiro emprego ou a compra de um automóvel ou de uma casa. Ou também aprendendo a partilhar gastos e receitas, quando passamos a viver com outra pessoa ou quando a família cresce. Outras etapas nas quais serão decisivos os conhecimentos financeiros serão na altura de planificar a reforma futura, como enfrentar economicamente uma situação de desemprego ou saber que necessidades económicas adicionais necessitaremos em caso de dependência por doença, idade ou acidente.
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.