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Equilíbrio para as crianças: entre o lazer e as aulas extracurriculares

O regresso à escola é sinónimo de felicidade e emoção para uns, mas também pode envolver tristeza e lágrimas para outros. Após um primeiro período de adaptação, chega o momento em que os pais e as mães começam a considerar diferentes opções para os seus filhos no que respeita a atividades de tempo livre e aulas de apoio extracurricular. Por isso, é importante fazer as escolhas certas e manter um equilíbrio, para que as crianças tenham tempo suficiente para aprender, mas também para se divertirem.

Stress, o principal problema

A necessidade de encontrar um equilíbrio entre o lazer e as aulas extracurriculares prende-se, principalmente, com o stress que pode afetar as crianças. Isto deve-se à combinação de deveres e de tarefas do dia a dia, das quais fazem parte os trabalhos de casa. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o excesso de tarefas obrigatórias tem sido associado a um aumento da ansiedade, do stress, de dores de cabeça e de costas, mal-estar, nervosismo e deterioração do estado de ânimo. De facto, estudos têm revelado que, mais trabalhos de casa não significam, necessariamente, maior sucesso escolar, e que a ansiedade relacionada com a realização dos trabalhos de casa pode realmente afetar algumas crianças.

Como podemos verificar, o stress causado pelas tarefas exigidas fora do horário escolar é a principal razão para tentar encontrar um equilíbrio entre os momentos de lazer e as aulas extracurriculares, uma vez que as crianças já têm pressão suficiente durante o dia. No entanto, o problema estende-se quando a combinação dos trabalhos de casa com as aulas extracurriculares ocupa grande parte do tempo, criando assim uma sensação de falta de desconexão e um prolongamento das exigências.

Como saber escolher e distribuir as atividades

As aulas extracurriculares mais comuns são aquelas que têm como objetivo dar apoio suplementar às matérias leccionadas nos estabelecimentos de ensino. Por esta razão, e para poder conciliar o horário dos trabalhos de casa, é recomendável dar prioridade às disciplinas, capacidades ou habilidades que precisam de uma melhoria e de apoio extra. Como conselho adicional, uma opção a considerar é ajustar o horário das aulas extracurriculares a um horário que vá ao encontro das verdadeiras necessidades do aluno e tentar que este não coincida com os dias de maior carga de trabalhos de casa.

Não devemos deixar de dar atenção aos momentos de lazer, de diversão e de descanso, pois estes têm um papel fundamental na organização de um horário e de uma rotina que combinem com os interesses e o bem-estar dos nossos filhos. Nem todos os dias das crianças têm de se centrar nas responsabilidades escolares, no entanto, as atividades extracurriculares são essenciais, uma vez que, entre outros, melhoram as habilidades sociais, o trabalho de equipa e a saúde física e mental. No momento de escolher o que as crianças podem fazer nas horas de lazer, devem ser tidos em conta dois fatores:

· Procurar uma atividade extracurricular que incentive a atividade física e os hábitos saudáveis, como o desporto.

· Dar início a atividades que aperfeiçoem e estimulem o desenvolvimento intelectual, artístico, criativo e crítico das crianças.

Além disto, é também importante dar às crianças a liberdade de escolha no momento de optar por atividades extracurriculares e de lazer, de forma a evitar frustrações promover a diversão e a descontração.

Como podemos verificar, a repartição entre atividades e deveres é importante para evitar que as crianças sofram de stress. Por isso, devemos estabelecer o objetivo de evitar dias que coincidam todas as atividades e aulas extracurriculares com as tarefas e os trabalhos de casa, dando assim mais liberdade aos nossos filhos de se divertirem e, acima de tudo, de descansarem.

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