null Ferramentas online para fazer exercício em casa

Ferramentas online para fazer exercício em casa

Depois de começar o ano motivado para cumprir o propósito de ficar em forma e levar uma vida saudável, muitas pessoas estão a deparar-se como a quarentena mudou os planos estabelecidos para a prática de exercício físico. Passar 24 horas em casa com a despensa cheia e sem sair pode prejudicar o nosso corpo e saúde, por isso não devemos perder o controlo sobre as nossas mentes, mas sim ativar o nosso corpo durante a quarentena, graças às ferramentas que encontramos online para fazer exercício em casa.

Praticar desporto durante o período de isolamento é essencial para evitar um estilo de vida sedentário que envolve passar dias inteiros em ambientes fechados. Independentemente do desporto que pratica no dia-a-dia, como corrida, levantamento de pesos, atletismo ou ciclismo, deve adaptar os treinos ao espaço e aos materiais disponíveis. A OMS alerta que um estilo de vida sedentário é um dos principais fatores de morte prematura no mundo e recomenda pelo menos 90 minutos de exercício semanal para evitar consequências como doenças cardiovasculares, diabetes, depressão e até cancro.

De que necessito para praticar exercício físico em casa?

Nem ginásio, nem halteres, nem esteiras ou bicicletas. Por mais estranho que possa parecer, para praticar desporto em casa só precisa de ter espaço suficiente para se mover com facilidade ou deitar-se, e garantir que tem boa ventilação, seja na sala de estar, no jardim ou no terraço.

Além do espaço, dependendo do tipo de treino, precisaríamos apenas de um tapete, de uma corda de saltar, roupa desportiva, faixas elásticas, uma roda abdominal e até podemos usar alguns objectos para servir de pesos. Acrescentando a isso, para praticar exercício através das opções que propomos neste artigo, será necessário telemóvel, tablet ou televisão, sem esquecer a motivação!

Influencers desportivos para ficarmos em forma

Nos últimos dias, são muitos os influenciadores e treinadores desportivos que passaram a partilhar rotinas de treino, tabelas de exercícios e até vídeos em direto através de redes sociais como o Instagram, para que qualquer pessoa tenha acesso a aulas realizadas de forma totalmente gratuita. Não há desculpas! Nesta lista, poderá encontrar alguns dos influencers desportivos mais conhecidos e com maior reconhecimento nas redes sociais:

  • Bruno Salgueiro. Bruno Salgueiro é personal trainer e youtuber, dinamizando o canal Dicas do Salgueiro. Partilha vídeos originais com dicas de fitness e nutrição, desde o treino funcional ao treino estético.
  • Paulo Teixeira. É licenciado em Educação Física e Desporto pela Universidade de Évora, onde se especializou em natação, e é personal trainer certificado pela Holmes Place Academy. Face à vontade crescente da população em levar o treino Indoor para o exterior (Outdoor), e tirando partido do óptimo clima e dos espaços emblemáticos de Portugal, criou um novo conceito de treino, o POWR® - Outdoor Fitness. Nas últimas semanas tem feito diretos no Instagram com dicas de exercício físico para fazer em casa.
  • Isabel Silva. É apresentadora de televisão, maratonista e influenciadora nas áreas de fitness e alimentação saudável. Nas últimas semanas tem partilhado vídeos em que adapta exercícios de ginásio à realidade de estar de quarentena em casa, sempre com espírito motivador e positivo.

Apps para fazer desporto em casa

Se optar por outro tipo de treino, recomendamos a seguinte lista de apps que pode encontrar tanto em Android como na Apple Store:

Não devemos esquecer que as crianças também devem manter-se activas durante o isolamento em casa, pelo que se recomenda estimular o movimento e adaptar os treinos, como dança, yoga, zumba, à idade de cada uma.

Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.