Janeiro é geralmente um mês difícil para a nossa conta bancária e, precisamente se decidiu economizar em 2018, já estará à procura de métodos úteis para gerir melhor o seu dinheiro e poder contar com essas economias para usar como melhor lhe convier.
Mesmo que no dia-a-dia possa ser complicado aplicar essas pequenas técnicas, a verdade é que, se bem usadas, podem tornar-se em bons hábitos para o ajudar a gastar menos e a aproveitar a solvência económica de que gostaria. Assim sendo, quais são seus métodos para poupar
Economia planeada - a melhor maneira de administrar o nosso dinheiro
Poderíamos dividir as formas de poupar em dois grupos diferentes. Por um lado, as economias planeadas através de produtos financeiros; por outro lado, as rotinas diárias que são realizadas em casa e que, a longo prazo, podem ajudar a pouparmos muito dinheiro e, além disso, a reduzir alguns dissabores.
- Em primeiro lugar, se amanhã quiser manter o padrão de vida que teve durante a sua vida profissional, será que sabe como poupar para que não tenha que se preocupar com a reforma?
- Por outro lado, não precisa de ser um guru financeiro com os meios que a tecnologia oferece hoje. Possui investimentos financeiros e gostaria de os gerir de forma mais eficaz? Estas são as Apps que o podem ajudar a gerir os seus investimentos a partir do seu smartphone!
- Tempo, perseverança e conselhos pessoais são as chaves para um bom plano de poupança. Alguma vez pensou qual a melhor altura para começar a poupar para a sua reforma?
Alguns responsáveis de entidades de defesa do consumidor, como a DECO, deixam-nos uma série de dicas para realizar metas financeiras e ter as contas equilibradas. Elas passam por identificar rendas e despesas fixas; livrar-se de despesas desnecessárias (talvez seja hora de parar de fumar); ou criar ou manter algum recurso de emergência como um fundo económico a ser preparado para contingências; e finalmente, convém não esquecer, uma vez que não seremos jovens para sempre, quando está a pensar começar a economizar para a reforma?
Pequenos gestos em casa: a chave para poupar
Se a crise económica teve um peso tremendo na qualidade de vida dos portugueses, a verdade é que o facto de nos ter obrigado a viver com menos levou, ao mesmo tempo, à utilização de soluções mais imaginativas. Com a perda do poder de compra a capacidade de economizar diminui mas, ao mesmo tempo, torna maior a consciência dessa necessidade.
Normalmente são associados métodos numéricos à poupança: por exemplo a regra 80-20, na qual 20% do que é ganho deve ser alocado para as economias.
O inverno é um momento particularmente complicado, que começa às portas das férias de Natal e é mais exigente, além disso, pela inclusão de mais horas de consumo de gás e luz devido aos dias mais escuros e mais frios. Num conjunto de artigos do site Contas-Poupança (da autoria do jornalista de economia da SIC, Pedro Anderssen) pode conhecer várias dicas para encontrar a forma mais eficaz e económica de poupar no aquecimento de casa.
Em qualquer caso, no nosso blog tem também disponíveis vários artigos sobre formas de reduzir as despesas domésticas em situações que não podemos descurar, como por exemplo:
- A luz e o gás reúnem uma parte importante do peso das contas a pagar durante os meses de inverno. Sabe como economizar nestas despesas de casa?
- Há diferentes formas de poupar e de garantir o futuro. Saiba quais os produtos de poupança mais indicados para o seu perfil e para os seus objetivos.
- Há períodos do ano que são sinónimo de descontos. Além dos tradicionais saldos, saiba quais as melhores alturas para aproveitar os descontos e economizar.
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.