A situação de incerteza em relação à reforma e as notícias negativas contínuas sobre os fundos de pensão levaram muitas pessoas a repensar na necessidade de poupar para manter a sua qualidade de vida no futuro. E, apesar dos estereótipos, uma das gerações mais preocupadas com a reforma é aquela que recentemente começou a trabalhar. Falamos da geração millennial, ou seja, os jovens entre os 18 e os 35 anos de idade.
Cerca de 36% desta geração afirma estar a poupar para a sua reforma. Ainda que a percentagem de pessoas que já adotaram medidas neste sentido possa parecer baixo, 46% dos jovens reconhece estar preocupado com o futuro das pensões. Conscientes da instabilidade do sistema público, estão convencidos de que a sua reforma será insuficiente para manter a sua qualidade de vida. Para entender estes números devemos também olhar para a preocupação principal dos jovens: a falta de recursos económicos devido ao desemprego juvenil. De facto, 86% estão preocupados em não ganhar dinheiro suficiente para poupar para a reforma.
Características da geração millenial
Para além de serem poupados, encontramos nesta geração, de uma forma generalizada, outras características que nos fazem perceber qual é o planeamento financeiro do millennials e quais são os produto mais procurados por eles.
- Estão a "revolucionar" o mercado de trabalho. É uma geração, em muitos casos, sobrequalificada para os postos de trabalho e que, também, deixa de lado o conceito de ter um emprego para toda a vida.
- Com uma mentalidade empreendedora, também enfrentam a instabilidade laboral, desemprego juvenil e uma situação de trabalhos precários.
- A tecnologia é a sua maior ferramenta e com a qual executam qualquer operação do dia a dia: desde informar-se sobre os eventos do mundo até conhecer quais as opções de poupança que têm.
- Desconfiança dos bancos. Devido à crise económica e reputacional das entidades bancárias, a geração millennial vive com uma desconfiança generalizada, também alimentada por notícias como a venda de hipotecas preferenciais com cláusulas, etc.
- Devido à memória da crise económica e à adoção de certas precauções do mercado de trabalho, apresentam um maior risco de rejeição, favorecendo produtos mais conservadores como os depósitos.
- A sua preocupação com questões como sustentabilidade, meio ambiente, respeito entre culturas, etc., levou a um aumento do que é conhecido como "finanças sustentáveis". Para esta geração, é importante perceber onde é que as instituições financeiras investem o seu dinheiro, além de rejeitarem investimentos "antiéticos" devido aos seus valores.
Quais são os produtos de poupança da geração millennials?
Embora a poupança esteja entre as suas prioridades e estejam cientes do futuro que os espera, a verdade é que a grande parte dos jovens ainda vê a sua reforma como "distante". Por isso, admitem ser mais proativos em poupar a curto / médio prazo e com um objetivo específico (por exemplo, um novo telemóvel, uma viagem ou um carro). Para gerir este planeamento financeiro, fazem uso das tecnologias e, especificamente, de aplicações móveis diferentes que instalam no Smartphone.
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