null Lapónia, a terra do Pai Natal

Lapónia, a terra do Pai Natal

O Natal é um dos momentos mais familiares e especiais do ano, bem como uma das alturas mais escolhidas para fazer viagens de sonho. E se pretender disfrutar de uma destas viagens, a opção perfeita é a Lapónia, o país do Pai Natal e das maravilhas naturais do inverno. É um lugar de contrastes, em que as 24 horas de luz solar que temos no verão dão lugar aos longos dias escuros do inverno, onde vivem os Sami, o maior grupo indígena da União Europeia.

Além disso, é uma região conhecida pelas suas temperaturas muito baixas. É fácil esquecermo-nos do frio da Lapónia aproveitando as muitas atividades disponíveis.

Passear num trenó puxado por Huskies ou por renas, visitar a casa do Pai Natal, dormir em igloos de vidro ou contemplar as Auroras Boreais são apenas algumas das opções oferecidas aos turistas. A natureza é uma das principais atrações da Lapónia, um paraíso onde se pode fazer longas caminhadas, entre paisagens espetaculares e ambientes em mudança.

Karhunkierros, ou o Caminho do Urso, é o nome da rota de caminhadas mais popular da Finlândia, atravessando o Parque Nacional Oulanka, paralela à fronteira com a Rússia. Permite perder-se na neve, procurar trilhos de ursos e de raposas ou desfrutar de florestas e lagos. Na verdade, a Finlândia é também conhecida como o país dos mil lagos. Inari é, com mais de mil quilómetros quadrados, um dos lagos mais famosos do país, onde até se pode pescar no gelo.

A aurora boreal é outra das atrações mais importantes da Lapónia. É um dos fenómenos meteorológicos mais procurados em todo o mundo e a Finlândia é um dos melhores lugares da Terra para observá-lo, já que aparece mais de 200 noites por ano. A maneira mais tradicional de contemplá-lo é em lugares abertos, que podem ser alcançados usando raquetes de neve, esquis para caminhadas em modo “cross country”, por motas de neve ou por trenó.

Visita à casa do Pai Natal

Além das suas maravilhas naturais geladas, uma das opções-estrela de uma viagem à Lapónia, para adultos e crianças, é visitar a casa do Pai Natal. Um sonho infantil feito realidade.

O Pai Natal tem sua residência habitual - a Santa Claus Village, ou Joulupukin - nos arredores da cidade de Rovaniemi, que pode ser alcançada de avião ou de comboio a partir de Helsínquia. Nesta cidade está também o endereço de Correio Oficial do Pai Natal. A cerca de 800 metros fica o Santa Park, outro parque temático de Natal, construído numa caverna com 200 metros de túneis. É lá onde, com a ajuda de elfos, o Pai Natal trabalha para oferecer às crianças um Natal mágico.

Três recomendações para aproveitar bem a viagem

  • Não se deve esquecer que a Lapónia está localizada acima do Círculo Polar Ártico e que suas temperaturas são muito mais baixas do que em Portugal. São invernos secos e o vento normalmente não sopra quando o termómetro cai, fazendo com que a sensação térmica seja mais alta. Convém, por isso mesmo, comprar equipamentos térmicos de qualidade. Com temperaturas abaixo de 0º, podendo atingir -40º, é muito importante usar roupa interior quente, especialmente meias de lã, camisas e calças térmicas. A primeira camada será a que permite manter o calor do corpo.
  • É altamente recomendável fazer a viagem para provar a cozinha Lappish, cheia de sabores e propostas, como o típico hamburguer de renas e o salmão fumado.
  • O passeio de trenó é uma das atividades mais conhecidas entre as que podem ser realizadas na Lapónia. O viajante pode escolher entre as renas e os cães Huskies, com ambas as opções a serem adequadas para todos os públicos.
  • A rena é um dos ícones finlandeses (de facto, o número de renas nesta zona é aproximadamente o mesmo que o das pessoas), e durante anos, além de se tornar uma atração turística, foi uma forma antiga dos locais se fazerem transportar.
  • Outra das opções mais populares é entrar num trenó puxado por cães da raça Husky passar tempo com eles, alimentá-los e dirigi-los no meio da natureza.
Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.