Liérganes é um pequeno município da região autónoma da Cantabria que pertence à comarca de Trasmiera. Com uma população de apenas 2.400 habitantes, desfruta de uma localização privilegiada junto à margem do rio Miera e um conjunto urbano declarado de interesse histórico-artístico nacional, em 1978. Acompanha-nos nesta visita?
Abra os olhos, escute e desfrute
Apesar da sua pequena dimensão, Liérganes surpreende pela quantidade de monumentos que possui. Revivemos séculos de história ao passear pelas suas ruas e a observar a sua arquitetura. De entre todos os monumentos que constituem Liérganes, três são de visita obrigatória:
- O Palácio de Elsedo, edifício barroco do século XVIII convertido em Museu de Arte Contemporânea. Aberto todos os dias das 10h30 às 14h00 e das 16h00 às 20h00 horas. Declarado “Património de Interesse Cultural” com a categoria de Monumento em 1983, poderá nele encontrar obras de pintura e escultura dos séculos XIX e XX.
- O Palácio da Rañada ou Palácio de Cuesta Mercadillo – como é conhecido popularmente – mandado construir no século XVI e é uma das casas mais características do local.
- A Igreja de San Lorenzo de Pamarés. Originalmente um Mosteiro, o edifício atual é o resultado de múltiplas ampliações e reformas. A sua fachada gótica e a sua cúpula barroca são de visita obrigatória. Também não pode perder a Ermita del Santo Cristo del Humilladero, de estilo classicista.
Mas há outras “joias artísticas” dignas de visita como, por exemplo, o Palácio de Custa, a Cruz de Rubalcaba, a Igreja de San Pedro Ad Víncula, a Igreja de San Sebastián e a Ponte Romana ou a maior ponte de Liérganes.
Abandonando a perspetiva arquitetónica, continue o percurso a desfrutar das Montanhas Pasiega e Oriental, bem como dos seus lagos fluviais no Fluviarium Ecomuseo, que une por um trilho fluvial antigo as termas de Solares e Liérganes e que acaba de inaugurar uma área de descanso com mobiliário e jogos infantis…O plano perfeito para os mais pequenos!
Para além disso, existem muitas rotas para caminhadas simples para fazer em família, com amigos ou até mesmo sozinho, como por exemplo a rota de “Los pozos de Noja” de 18 km, que começa em Liérganes e termina na povoação de Rubalcaba ou a que percorre todos os bairros de Liérganes, num trajeto de 6 km.
De onde vem este cheiro? Vamos comer!
Nunca recomendaríamos um lugar que não tivesse boa gastronomia. Com efeito, Liérganes é conhecida pelo peixe do rio e pelas suas carnes espetaculares, assim como pelos seus queijos frescos e natas; sem esquecer a sua deliciosa pastelaria feita à base de “sacristões”, uns laços de folhados que lhe “farão crescer água na boca”.
Agora, tempo de relaxar e de deixar-se levar
A completar a oferta de Liérganes, acrescenta-se um grande refúgio de paz e uma explosão de sensações com as suas termas, onde pode usufruir de programas termais, tratamentos terapêuticos, de beleza e de relaxamento e bem-estar.
É garantido que, ao visitar esta povoação da Cantabria, os cinco sentidos terão um cantinho reservado ao prazer autêntico. Já se decidiu?
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.