null Mais proteção para os consumidores seniores

Mais proteção para os consumidores seniores

Na Europa, as pessoas com mais de 60 anos vão ser o principal escalão etário em 2050 representando 34% da população. Atualmente, Portugal é um dos países da União Europeia com maior percentagem de idosos. Para sermos mais específicos é o quinto, com 138,6 idosos (idade superior a 65 anos), por cada 100 jovens (idade inferior a 15 anos). Segundo estes dados da Pordata, o número de cidadãos seniores em Portugal duplicou face a finais dos anos 70. Em 1977, Portugal tinha um milhão de idosos, em 2012 dois milhões e em 2015 eram já 2.122.996 de idosos, no nosso país.

Os cidadãos seniores deixaram de estar num lugar marginal dos departamentos de marketing das empresas e formam hoje um grupo consolidado de consumidores, em quantidade, qualidade e exigência.

Por isso mesmo, em outubro do ano passado, a Associação de Defesa do Consumidor, DECO, lançava a campanha “Sénior+Ativo: consumidor informado/consumidor prevenido” que consistiu na realização de uma série de workshops por todo o país. Os temas abordados nos workshops passaram pelas “práticas enganosas e agressivas – alerta e prevenção”, até a dicas sobre bem-estar e alimentação

Segundo a coordenadora do Departamento de Formação e Novas Iniciativas da Deco, Fernanda Santos, esta iniciativa foi bastante importante tendo em conta os números a que a DECO tem acesso diariamente. "Nós temos uma média de 60 atendimentos por dia e começamos a verificar que uma grande parte dos consumidores que solicita a nossa informação tem uma média de 56 anos", afirmou Fernanda Santos em declarações à agência Lusa.

Um dos objetivos da campanha foi evitar que os idosos sejam alvo de vendas agressivas, uma situação que levou mais de 1.700 consumidores a queixarem-se à DECO no primeiro semestre do ano passado.

Também a Direção-Geral do Consumidor (DGC) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) juntaram-se para criar um Guia Prático do Consumidor Idoso, com informação sobre como os idosos devem exercer os seus direitos, enquanto consumidores, e os cuidados que devem ter para garantir a sua segurança.

O guia prático aborda diversos temas relacionados com o bem-estar da população sénior, tais como: compras de bens e aquisição de serviços, compras através de telefone, concursos televisivos, segurança em ambiente doméstico, medidas preventivas de segurança, entre outros.

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