null Mitos e verdades sobre os hidratos de carbono

Mitos e verdades sobre os hidratos de carbono

 

A quantidade de informação que recebemos por dia multiplicou-se, graças ao uso de redes sociais como o Facebook, o Twitter ou o WhatsApp, pois estas contribuem para a disseminação das conhecidas "fake news" sobre uma grande variedade de assuntos, como por exemplo, a alimentação. Quantas vezes ouvimos pessoas que não são especialistas da área falar sobre comportamento alimentar? Neste artigo vamos desvendar os principais mitos e verdades sobre o consumo de hidratos de carbono.

 

 

“Para emagrecer temos de deixar de comer pão”

 

 

Falso. Uma das crenças mais comuns relacionadas com os hidratos de carbono tem a ver com o pão. O pão é o produto alimentar mais consumido em Portugal. Embora a crença comum diga que, ao iniciar numa dieta, devemos remover o pão das nossas refeições, quando se pergunta a Marisa Costa, dietista no Hospital de São João, no Porto, se o pão engorda, a sua resposta  é elucidativa: «Depende do que colocarmos no pão e, claro está, da quantidade ingerida».

 

 

O problema em perder ou ganhar peso é a refeição principal, na qual usamos o pão como complemento. Se for ingerido em pequenas quantidades, em refeições como o pequeno-almoço e o lanche, diminui a sensação de fome, evitando que a refeição seguinte seja mais abundante.

 

 

Outros mitos sobre o pão têm a ver com o miolo. Acreditar que "o miolo do pão engorda mais do que a crosta" é falso, uma vez que tanto a crosta como o miolo têm os mesmos ingredientes, a diferença é que o miolo contém um maior índice de água.

 

 

“O pão integral tem muito menos calorias”

 

 

Falso. A ingestão calórica de pão branco e pão integral é muito semelhante. 100 gramas de pão branco têm 277 calorias, em comparação com os 258 de pão integral. Ou seja, a única diferença está nos micronutrientes e especialmente na fibra presente no segundo, um nutriente fundamental que pode ajudar na perda de peso, pois prolonga a sensação de saciedade e ajuda no bom funcionamento do trânsito intestinal.

 

 

O hidratos de carbono à noite engordam”

 

 

Falso. Esse mito acaba por ser um dos mais comuns e segundo as nutricionistas Lillian Barros, autora do blogue Santa Melancia, e Daniela Duarte, autora do blogue Agita HYPERLINK "https://www.agitakalorias.com/"Kalorias  os hidratos não engordam. Mas há fatores a considerar, como por exemplo, sabermos escolher os hidratos e conhecermos as necessidades do organismo.

 

 

O excesso de consumo de hidratos é que poderá fazer engordar. Ao longo do dia uma pessoa deve consumir a quantidade recomendada de hidratos de carbono que a Sociedade Portuguesa de Nutrição coloca entre 55 e 75% da energia total diária para realizar s funções vitais básicas.

 

 

 

 

 

Concluindo, quando se trata de hidratos, temos de perceber que nem todos são iguais no que respeita a níveis calóricos e propriedades nutricionais, e que para seguir uma dieta equilibrada, não devemos exceder o limite da ingestão calórica e procurar optar por um equilíbrio energético.

Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.