Com a chegada de janeiro regressa uma das resoluções mais habituais: fazer desporto. O crescimento das inscrições nos ginásios durante a segunda semana de janeiro só é comparável à subida que se regista em setembro (após o início da escola). Em algumas ocasiões, o motivo principal reside em cuidar de si e optar por uma vida mais saudável e equilibrada entre o desporto e a alimentação. Outra das resoluções é a chamada ‘operação biquíni’: compensar os excessos de Natal e traçar um plano de exercício para obter os resultados para o Verão.
Não obstante, é frequente que, passados uns dias, a motivação para conseguir o nosso objetivo, e pior se se este for a médio-longo prazo, diminua. A falta de tempo, a meteorologia, dar prioridade a outros objetivos ou pensar que não vamos atingir a nossa meta são algumas das desculpas que nos afastam, cada vez mais, do desporto e que nos farão dirigir-nos, de novo, para uma vida sedentária.
Além da disciplina e da perseverança, sobretudo se regressamos ao desporto após um longo período de inatividade, a motivação será o principal combustível que nos dará força para continuar a fazer exercício ao longo dos dias. Para evitar perder esta vontade, também podemos trabalhar com os seguintes conselhos para estimular a motivação dia após dia.
Fixe um objetivo real e tenha-o presente de alguma forma “física”
Para evitar cair no pensamento de “não vou conseguir”, reflita previamente sobre a sua personalidade e o que quer atingir. Se, por motivos pessoais ou profissionais, não dispõe de demasiado tempo livre para ir ao ginásio, estabeleça horários que possa cumprir sem dificuldade. Além disso, recorde o provérbio “Roma e Pavia não se fizeram num dia”. Moldar o seu corpo com o desporto (dependendo se o seu objetivo é perder peso, ganhar músculo ou simplesmente melhorar a sua saúde) é um exemplo concreto deste provérbio já que os resultados só surgirão a médio-longo prazo.
Enquanto observa pequenas mudanças é importante que, para que a motivação não diminua, tenha sempre presente o seu objetivo. Por exemplo, pode colocar mensagens no frigorífico com frases aspiracionais e que, além disso, ajudem a controlar a sua alimentação.
Rodeie-se de pessoas positivas
A atitude com que enfrenta os seus objetivos será determinante. Mas também, para os momentos mais frágeis, o será o acompanhamento do seu círculo mais próximo. Muitas pessoas optam por inscrever-se no ginásio com um amigo e/ou familiar. Esta é a melhor forma de apoiar-se mutuamente a conseguir os objetivos. Não obstante, tenha cuidado para não escolher um companheiro “tóxico”, que possa incitá-lo a afastar-se das suas metas.
Procure uma recompensa
Se, além de pensar num objetivo a longo prazo, também fixamos uma recompensa a curto prazo, isso vai motivar-nos ainda mais para não faltar ao treino. Muitas pessoas recorrem à comida como recompensa: um jantar, chocolate, um snack… No entanto, não é o mais recomendável se o seu propósito é emagrecer. Nem tem que recorrer a aspetos materiais, como ir às compras. Procure recompensas ao nível emocional. Por exemplo, dedicar uma hora mais do seu tempo para realizar o seu passatempo favorito, ver um filme sem remorsos, etc.
Descreva como se sente
Como que um ‘diário pessoal’, pode expressar as suas sensações antes e depois dos treinos. Desta forma, ficarão refletidos os diferentes estados de espírito que atravessará antes de atingir o seu objetivo. Quando se sentir mais desanimado ou desmotivado, poderá ler as suas sensações após praticar desporto e recuperar a determinação.
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.