O regresso à rotina de setembro e, principalmente, os excessos do verão faz com que o número de inscrições nos ginásios dispare. O fim das férias e o regresso ao trabalho, à escola, a baixa forma física e o excesso de peso habitual depois de um longo período de descanso, convencem – e quase obrigam – a recuperar a forma habitual.
Para superar o desafio que significa voltar ao ginásio deve usar-se, sobretudo, a cabeça. Não é conveniente cometer excessos. Após um período de desconexão e descanso, por muita vontade que tenha de voltar a fazer exercício e de recuperar a forma física, há que recuperar a consistência e a rotina desportiva sempre de forma progressiva, já que não se regressa com o organismo no mesmo ponto em que se deixou antes das férias (na maioria dos casos). De outra forma, o corpo vai ressentir-se devido a um esforço sobredimensionado ao qual já não está acostumado.
Apenas tem de ter presente que, após um período de descanso e de descanso desportivo, pode chegar a perder até 30% da forma física que tinha. Por isso, a chave está em não ter pressa em alcançar o que perdeu durante semanas. É melhor dedicar algum tempo e projetar um objetivo a médio prazo.
Outro dos erros básicos na hora de fazer desporto “para emagrecer” é concentrar-se apenas no exercício cardiovascular: correr, andar de bicicleta, saltar à corda, aeróbica, etc. A chave para obter bons resultados está em combinar este tipo de exercícios com os de resistência que ajudam a queimar mais calorias durante o treino.
Com vontade e com alimentação saudável
Mas, além do regresso paulatino ao trabalho físico, que vai ajudar a conseguir que este seja novamente constante, o ideal é manter uma mente aberta e positiva. Mais do que pensar na preguiça de voltar ao ginásio ou de fazer desporto no parque, o ideal é planeá-lo como um desafio, encarando-o de forma animada, com compromisso e recordando os benefícios que o regresso ao desporto traz a uma vida saudável e equilibrada.
Além disso, uma vez conscientes, é necessário conciliar o regresso à rotina desportiva, com toda essa vontade, com o regresso a uma dieta saudável. Para trás ficam os excessos de verão, o petiscar fora de horas e o “não faz mal que estou de férias”. Voltar aos hábitos saudáveis é sempre o complemento ideal ao mais que decidido regresso ao desporto.
Juntamente com a dieta e a rotina desportiva é fundamental uma correta hidratação com líquidos que reponham no organismo os sais minerais que perdeu. Uma boa hidratação faz com que músculos, articulações e tendões fiquem melhor preparados para o exercício, aumentando a capacidade de recuperação e diminuindo o risco de lesão.
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.