null Objetivos de Ano Novo alcançáveis e realistas

Objetivos de Ano Novo alcançáveis e realistas

É impossível resistir às listas de objetivos de Ano Novo. De facto, no próprio dia 1 de janeiro ou, o mais tardar, no dia 2, começamos muito motivados e prometemos a nós próprios que vamos ser pessoas novas e diferentes!

Entre os desejos e as promessas habituais, há vários que nunca falham:

  1. Deixar de fumar
  2. Fazer mais desporto
  3. Emagrecer cinco quilos
  4. Gastar menos dinheiro em coisas desnecessárias
  5. Sair mais ao fim-de-semana
  6. Sair da zona de conforto
  7. Telefonar mais aos pais

Para sermos honestos, sabemos que muitos deles são difíceis de cumprir, não porque não queremos cumpri-los, mas porque não sabemos como o fazer. É fundamental estabelecer um plano para cumprir esses mesmos objetivos, criar um calendário realista e, em especial, desenhar um conjunto de ações que, a pouco a pouco, levarão às mudanças desejadas.

Ser um bom marido, uma boa filha, um bom amigo, bons pais, um bom colega de trabalho em quem se pode confiar, são mundos para conquistar pouco a pouco, de ação em ação, mas perfeitamente realistas se identificarmos exatamente o que temos que mudar e nos focarmos na sua melhoria. Se estabelecermos apenas objetivos gerais e não concretos, dificilmente conseguiremos a mudança desejada.

Passos para alcançar os seus objetivos

Em primeiro lugar devemos começar com os objetivos mais importantes. É conveniente fazer uma lista e selecionar prioridades - por motivos de saúde (por exemplo, parar de fumar), de dinheiro ou ter em conta quaisquer outros critérios pessoais.

Devemos ser realistas e agir pouco a pouco. É impossível deixar um hábito ou introduzir uma mudança nas nossas vidas durante a noite. A persistência nas pequenas ações é que poderá fazer toda a diferença.

Não adie o início do cumprimento do seu objetivo. Quanto mais cedo começar com o processo de mudança mais perto estará do objetivo, mas sempre com paciência.

É conveniente falar dos nossos objetivos a alguém. O apoio dos outros sempre poderá tornar mais fácil o cumprimento dos nossos objetivos e ajudar a superar alguma preguiça, tornando-os mais presentes. Se falharmos devemos tentar de novo tantas vezes quantas as necessárias, sem necessidade de desistir.

É muito importante aproveitar o processo que nos levará ao objetivo, uma vez que o caminho pode tornar-nos tão felizes quanto o que pretendemos alcançar. Será bom pensarmos sobre os nossos objetivos e oferecermos a nós próprios recompensas quando conseguimos alguns sucessos parciais.

Em suma, se seguirmos estas etapas neste novo ano podemos alcançar tudo a que nos propomos. Basta não abandonarmos facilmente o objetivos traçados. Lembre-se de que querer é poder!

Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.