Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), todos os anos 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados em todo o mundo. Já se deparou alguma vez com a situação de retirar alimentos estragados que ficaram esquecidos no frigorífico?
Se a resposta a esta pergunta é sim, continue a ler este texto porque vamos dar-lhe alguns conselhos sobre como organizar o seu frigorífico. Desta forma, evita o desperdício de alimentos que, consequentemente, vai resultar na poupança de dinheiro. E, o melhor de tudo, é que não demora mais de 15 minutos!
Se tiver alimentos saudáveis em casa, vai praticar uma alimentação saudável! O truque é garantir que consegue ver as suas opções para não as deixar estragar.
Vamos começar!
6 conselhos para organizar o seu frigorífico:
Sem se deslocar até à cozinha, consegue descrever o que atualmente tem guardado no frigorífico? Perante a dúvida, precisa de uma melhor organização dos alimentos. Assim, vai saber sempre o que tem disponível, o que está em falta e, sobretudo, não vai comprar “demasiadas coisas” no supermercado. De seguida, alguns conselhos para organizar o seu frigorífico e tudo o que envolva a preservação dos alimentos:
- Pode colocar livros de receitas ou pequenos eletrodomésticos no topo do frigorífico, mas nunca coloque comida ou bebidas. É comum ver alguns alimentos como o pão, vinho ou caixas de cereais em cima do frigorífico. Mas é um erro, já que os alimentos, neste local, podem estragar-se devido ao calor que o eletrodoméstico emite.
- Os alimentos e as bebidas que não necessitam de confeção devem ser colocados nas prateleiras superiores do frigorífico. Mantenha as sobras, bebidas e alimentos prontos a comer, como o fiambre, nestas prateleiras. Também pode guardar as ervas aromáticas nas prateleiras superiores, em recipientes de vidro com água para evitar que murchem.
- As prateleiras inferiores, o espaço mais frio do frigorífico, são perfeitas para alimentos que requerem confeção, como as proteínas e qualquer ingrediente cru.
- No que diz respeito às portas dos frigoríficos, o ideal (devido à sua localização) é que coloque itens que não perecem facilmente, como as compotas, condimentos, manteiga e conservas. Tenha atenção às embalagens de leite que, regra geral, acumulam-se nesta zona.
- As gavetas do frigorífico são o lugar ideal para frutas e legumes, sempre separados. Se tem duas gavetas, destine uma à fruta e outra aos legumes. À medida que a fruta amadurece, esta produz etileno, o que pode acelerar o amadurecimento de outros alimentos, podendo mesmo levar a que apodreçam. Se reparar que algum alimento começa a deteriorar-se, remova-o rapidamente: é apenas necessária uma maçã podre para estragar as outras.
- Sabia que alguns itens não devem ser colocados no frigorífico? Alguns alimentos podem perder propriedades ou ficarem insípidos quando colocados no frigorífico. Mantenha os seguintes itens à temperatura ambiente: tomate, batatas, alhos, cebolas, abóbora, melão, abacate, azeite e café.
Mude os seus hábitos para poupar e não desperdiçar alimentos
Estar consciente dos produtos que tem no frigorífico e saber como devem estar armazenados vai ajudá-lo a não desperdiçar alimentos. Trata-se de mudar, pouco a pouco, alguns dos hábitos estabelecidos, sempre para o seu próprio benefício.
- Não encha demasiado o frigorífico;
- Guarde toda a comida em caixas de vidro ou em película aderente, para que possa ver o seu conteúdo sem ter de abrir os recipientes, já que os alimentos podem estragar-se com as mudanças de temperatura;
- Limpe o frigorífico, prateleiras e o interior das gavetas de frutas e vegetais com um produto de limpeza natural. O uso de produtos de limpeza com químicos agressivos e com fragrâncias pode deixar algum resíduo desagradável que pode ser absorvido pela comida;
- Experimente usar uma simples solução de limpeza natural, como o vinagre e água. Use três partes de água quente e uma parte de vinagre para fazer a sua solução de limpeza;
- Mantenha a temperatura do frigorífico a 4,5 ° C.
Um frigorífico limpo é essencial para evitar que bactérias e fungos proliferem nos alimentos. Como já indicámos, a solução para evitar deitar fora alimentos e poupar dinheiro é organizar os itens, de tal forma que estes sejam dispostos à frente de quem vai cozinhar ou comer.
No ato de compra, também é preciso ter em conta as datas de validade dos alimentos e comprar de uma forma consciente. Se seguir estas dicas, não terá apenas um frigorifico organizado, mas também não vai sentir-se culpado por desperdiçar alimentos e, além disso, ainda poupa dinheiro.
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.