O verão, graças às férias e ao ambiente descontraído que faz sentir, é o momento ideal para retomar ou começar a apreciar a leitura. Nesta ocasião, o objetivo não será voar para universos imaginários, mas sim utilizar os livros como um método de expansão do nosso conhecimento financeiro. Aplicar o que aprendemos nos livros vai ajudar-nos a melhorar a nossa gestão do dinheiro, poupança e finanças pessoais.
Em 2002, os resultados de uma sondagem Eurobarómetro divulgada pela Comissão Europeia, revelava que Portugal teria a taxa de leitura mais baixa da União Europeia (UE). No entanto, atualmente, este índice tende a aumentar e verifica-se que os portugueses melhoraram os seus hábitos de leitura.
É ainda de acrescentar que os conhecimentos financeiros dos portugueses estão a cima da média, revela um relatório da OCDE de 2016, que coloca Portugal acima da média na generalidade dos conceitos, desde juros ao risco dos investimentos.
No entanto, e porque estes são temas que estão em constante evolução e não são abrangentes e de fácil compreensão para toda a população criámos uma pequena lista de livros que ajudarão, por um lado, a cultivar os hábitos de leitura e, por outro, a ampliar o conhecimento financeiro.
3 livros para melhorar a sua cultura financeira
- “O Milionário Mora ao Lado”. O lema deste livro é "se quer ser um milionário, não viva como um milionário." Não só lhe ensina conhecimentos financeiros, como também o ensina a acabar com crenças populares, como as diferenças entre as classes baixa, média e alta, em termos de preconceitos ou aparências, simplesmente.
- “Pai rico, Pai Pobre”. Se já ouviu falar ou leu livros relacionados com poupança, este é um dos best sellers. Escrito através de anedotas, este livro visa incutir a tão desejada liberdade financeira através do investimento, dos imóveis, dos negócios, etc.
- “Kakebo”. Com este livro tomará as rédeas não somente da sua vida, como do próprio livro, sendo o seu próprio autor. Kakebo é um método japonês que irá ajudá-lo a estar ciente de todas as suas despesas e gastos, refletindo e retificando sempre com o objetivo de poupar.
Livros e contos infantis para aprender a poupar?
Adicionalmente, acrescentamos a esta lista vários livros especialmente concebidos para crianças. Como pais, é normal preocupar-nos com as economias dos filhos e, indo mais além, no que diz respeito à sua educação financeira. Se quer que os seus filhos aprenderam o valor do dinheiro, como o devem poupar e como o devem gerir, nunca é cedo demais para o fazer. Através de livros fáceis e compreensíveis, as crianças adquirirão esses conhecimentos.
- “O Meu Primeiro Livro de Economia”: os protagonistas, Nico e Carol, vão ensinar aos mais pequenos o que fazer com as suas economias. Este livro está bastante centrado em investimentos, falando do "monstro da inflação que come as nossas poupanças”. Este é o livro mais vendido da Amazon na subcategoria de Finanças.
- “Educação Financeira das Crianças e Adolescentes”. Este livro abarca componentes que vão para além dos conceitos económicos, nomeadamente os fundamentos de uma formação educativa sustentada em valores, a promoção do trabalho, dos estágios e do voluntariado. Procurando sempre sustentar a visão teórica com evidências práticas.
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.