Conselhos para deixar de procrastinar na poupança

Já parou para pensar na quantidade de decisões que adia diariamente? Na hora de fazer exercício físico, na aprendizagem de um novo idioma, e inclusivamente no momento de realizar a sua planificação financeira e poupar mensalmente. A procrastinação e a poupança andam de mãos dadas involuntariamente, pelo que neste artigo encontrará alguns conselhos para deixar de lado as desculpas e pôr em dia as suas finanças pessoais.

Dizem-nos desde crianças e reafirmamo-lo em adultos: “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”. A procrastinação trata disso, do hábito de adiar atividades que devem ser realizadas, substituindo-as por outras situações que tendem a ser mais agradáveis e que satisfazem necessidades imediatas. Quando a procrastinação chega à poupança, a nossa economia e a gestão da vida diária tornam-se ineficazes, uma vez que adiamos a concretização de objetivos, como poupar para a reforma. Em consequência, desse adiamento, os gastos sem controlo apoderam-se das nossas vidas e, portanto, poupar converte-se numa tarefa cada vez mais difícil. Quais são as principais razões e desculpas para procrastinar na poupança?

“Não ganho dinheiro suficiente para poupar”

Pensar que haverá tempo para economizar quando começar a ganhar mais dinheiro é um erro, pois deixa o tempo passar com a incerteza de saber se irá aumentar os seus rendimentos a curto prazo. Não há dúvida de que, quanto maior o seu salário, maior será a capacidade de poupança, mas também a possibilidade de continuar a desperdiçar. Se é consciente disso, faça um planeamento, fixe uma proporção aos seus rendimentos mensais para a sua poupança e concretize-a.

“Tenho outras prioridades e gastos no presente”

Há quem considere que a quantidade de despesas no presente impossibilita a realização de uma poupança mensal. No entanto, refletir sobre os gastos que podemos evitar mensalmente, como os gastos formiga, pode fazer-nos compreender que se trata de dar prioridade ao que realmente importa. Que aconteceria se evitasse comer fora uma vez por semana, se deixasse de fumar, ou se abdicasse da aula de pintura que nem tem o hábito de frequentar? Reflita sobre as suas necessidades e poderá descobrir como alguns dos seus hábitos não são tão necessários e pense no que diria ao seu “eu” do futuro.

Fazer um orçamento invertido para acabar com as desculpas

Para deixar de procrastinar na poupança de maneira definitiva, uma das grandes soluções ao seu alcance passa por realizar um orçamento invertido. Para poder executar um orçamento invertido ou “reverse budgeting”, será necessário estabelecer primeiro no seu orçamento mensal um valor ou percentagem destinado à poupança. Ou seja, deverá dar prioridade à poupança na hora de planear os seus gastos mensais de acordo com os seus rendimentos. Para o tornar possível de uma maneira mais ligeira, a regra 50/20/30 da poupança pode servir-lhe de ajuda para conseguir a disciplina financeira que tanto anseia. Graças a esta técnica terá a certeza de que poderá guardar parte do seu dinheiro todos os meses e verá crescer as suas economias.

Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.
null Poupança assegurada com o Club PSN

Poupança assegurada com o Club PSN

Aproxima-se o fim dos saldos e das compras pós-Natal. E que melhor ocasião para se tornar membro do Club do PSN, onde, além de facilitar diversos procedimentos, são obtidos descontos exclusivos?

Marcas de moda e acessórios como O Boticário, Promod, Mr. Blue, Deichmann, Alain Afflelou, Ergovisão, Camper e Tony&Gui; serviços de viagens, hotéis e turismo como a Agência Abreu, Brussels Airlines, AVIS e Hoteis.com; lojas como a Fnac, Amazon.es, Toys R’ Us, L’Occitane en Provence ou 5àSec; e telemóveis Bq, chocolates da Leonidas ou os ginásios Fitness Hut são apenas alguns exemplos da ampla gama de soluções possíveis de utilizar em condições muito vantajosas por todos os mutualistas que façam parte deste Club (com descontos até 70%).

Trata-se de uma oferta cada vez mais apreciada pelos membros do Club PSN e já existem mais de 12 mil pessoas a aproveitar todas as vantagens oferecidas. Para todos aqueles que ainda não são parceiros, existe agora um incentivo extra que os ajudará a aderir: todas as novas inscrições entrarão no sorteio que distribuirá cheques-oferta Amazon no valor de 30 euros. Lojas de brinquedos, livrarias, floristas, supermercados... tudo o que é necessário para fazer parte deste grupo está ao alcance de um clique.

 

Com o Clube PSN tem quatro modos de poupar

 

  1. Cupão de desconto. Tão fácil quanto imprimir o cupão ou transferi-lo para o seu smartphone, apresentando-o no estabelecimento correspondente.
  2. Compra online. Acumula o valor dos descontos e reembolsa-o na sua conta, a partir dos 10 euros.
  3. Conta Pessoal VIP. O desconto é aplicável apenas através de uma compra online.
  4. Compra Direta. É definido um preço com desconto e será esse o valor que será aplicado à fatura total, feita numa compra direta com o fornecedor, via internet.

 

Na primeira pessoa

Quem melhor poderá falar sobre todas as vantagens oferecidas pelo Club PSN do que os mutualistas que mais o utilizam? A PSN pediu-lhes a opinião e eles falam não só de experiências positivas com seu Club, mas consideram-no também uma verdadeira referência de consulta antes de planear uma viagem, comprar roupa, aderir a um ginásio ou comprar bens alimentares, por exemplo. E acham-no “maravilhoso” pelas diferentes possibilidades de poupança.

  • Inmaculada Moriano, 31 anos (Farmacêutica, Badajoz)
    “Uso o PSN Club desde que foi lançado. Parece-me ter muitas vantagens para os mutualistas, já que podemos desfrutar de ofertas muito atraentes, sem qualquer tipo de compromisso ou desembolso financeiro. Eu acedo ao Club através do meu smartphone e quando faço compras, antes de pagar, verifico se tenho um cupão de desconto nesse estabelecimento, ou vice-versa - vejo antes de entrar no shopping as ofertas disponíveis e vou às lojas se estiver interessada. Recomendo o Club PSN porque a inscrição é grátis e possui muitos benefícios.”
  • Ana Álvarez Requejo, 60 anos (Médica de Valência em Montevideo)
    “Estou a residir temporariamente em Montevideu e uso os descontos com mais frequência para viagens e férias. O Clube apresenta as ofertas disponíveis para o tipo de serviço que procura e, dependendo da empresa que escolhe para comprar o serviço, ele vai acumulando na conta VIP uma percentagem variável do preço do serviço contratado. Através do Clube viajei com minha família para destinos como o Brasil, a Argentina ou locais como Machu Picchu, no Peru. O mais notável nesta solução da PSN é a simplicidade de utilização e a seleção bem sucedida de marcas. Recomendo a todos os mutualistas".

Vá em frente e comece a beneficiar de todas as vantagens do Club PSN!

Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.