A importância de poupar não é algo de novo. Neste blogue já abordámos o assunto destacando as vantagens de ter uma “almofada” económica. Entre outros, permite enfrentar despesas imprevistas (uma reparação no automóvel ou uma multa de trânsito), torna possível realizar pagamentos sem necessidade de financiamento (adquirir alguns bens, como um computador ou uma mota, podem supor um investimento importante que nem sempre pode ser assumido), para além de que as poupanças geram lucros.
Investir o dinheiro poupado através de diferentes produtos pode gerar rendimentos extra. Para isso, é importante conhecer o leque de opções que existem no mercado para obter rentabilidade das poupanças. A PSN oferece o Plano Proupança Reforma (PPR) com o qual mantém a quantia poupada durante cinco anos e um dia, 1/3 de las plúsvalias estão isento de tributação.
O Plano Proupança Reforma (PPR) da PSN foi destacado recentemente no Jornal de Negócios, numa análise da associação de consumidores, DECO, como um dos melhores PPR com capital garantido em Portugal com 4,6% rentabilidade ao ano, nos últimos três anos.
Ainda que desde do início da crise económica dos países do sul da Europa se tenha intensificado a vontade dos governos para potenciar a poupança, os últimos dados do observatório estatístico Eurostat refletem que sucedeu precisamente o contrário. Segundo o relatório, a taxa de poupança nas famílias da Zona Euro situou-se nos 12% durante o último trimestre de 2016, número inferior aos 12,3% registados no terceiro trimestre do ano passado.
Em termos gerais, isto deve-se a um aumento do consumo ou a uma diminuição dos rendimentos disponíveis. Seja como for, dispor de uma quantidade inferior de dinheiro poupado afeta negativamente o poder de aquisição das pessoas.
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.