null Poupar no regresso às aulas graças à Internet

Poupar no regresso às aulas graças à Internet

Enquanto para os mais novos o mês de setembro significa regressar à escola, reaproximar-se das suas amizades e adaptar-se à rotina das aulas, para os pais significa um gasto importante de dinheiro, à medida que os dias de verão vão ficando para trás.

Livros, materiais escolares, bibes ou uniformes, roupa de ginástica... Para tudo isto há inúmeras formas de economizar, começando com uma boa planificação, passando pelo aproveitamento e reciclagem e terminando na busca pelo melhor preço e pelas melhores condições de compra.

No entanto, neste texto vamos concentrar-nos nas formas de economizar usando as soluções online disponíveis para o regresso às aulas, ao alcance de um simples clique, usando comparadores de preços, plataformas de venda em segunda-mão e lojas online.

Quanto dinheiro vamos gastar no regresso às aulas?

Para o ano letivo de 2018-2019 os portugueses contam gastar uma média de 487 euros em material escolar - mais 88 euros do que no ano letivo passado - segundo um inquérito divulgado em agosto pelo estudo Observador Cetelem.

Nestes custos o valor dos livros estarão parcialmente de fora para muitas famílias, uma vez que os manuais escolares para alunos entre o 1º e o 6º ano serão gratuitos, com acesso garantido a partir da plataforma MEGA, que deverá chegar a 500 mil alunos.

Aos custos típicos com livros, cadernos, material escolar diverso, uniformes, equipamentos de ginástica e, em alguns casos, instrumentos musicais, deveremos também adicionar os valores associados a despesas mensais como propinas (ensino privado), atividades extracurriculares, serviços de almoço, transporte, etc..

Conselhos básicos para comprar online em segurança

A segurança durante o processo de escolha e compra online deverá ser a primeira preocupação a ter. Seguindo as recomendações que aqui deixamos, os riscos ficarão significativamente reduzidos ou serão mesmo eliminados:

  • Tenha especial cuidado com páginas fraudulentas: compre apenas em sites fiáveis, que lhe permitam pagar através de plataformas seguras.
  • Em caso de problemas, enquanto consumidor, os seus direitos são os mesmos como se fizesse a compra numa loja física: não hesite em reivindicar ou exigir a devolução do seu dinheiro.
  • Embora nas compras online possamos encontrar preços que prometem reduções até 70%, desconfie sempre dos sites que propõem grandes descontos - especialmente se estas propostas chegarem através das redes sociais ou de serviços de mensagens, como o WhatsApp.

Recursos da Web para economizar no regresso às aulas

A compra online de livros e materiais escolares está a aumentar em Portugal e já no ano passado cerca de metade dos portugueses admitia fazê-lo para este tipo de produtos.

No entanto, a ideia de que tudo o que compramos online é mais barato nem sempre corresponde à realidade. A verdade é que, se quisermos encontrar as melhores ofertas, teremos que usar o bom senso, comparar preços e sites e até pensar que não é apenas uma oportunidade para as grandes lojas, mas também para plataformas de comércio eletrónico que acabaram de nascer.

Pensado especialmente para ahorrar en los libros de texto, te dejamos un listado de 7 páginas donde comparar precios. El funcionamiento es bastante similar: puedes buscar introduciendo el título o el ISBN y obtener una serie de resultados. Algunas páginas también nos permiten consultar ofertas de material escolar e incluso ropa para el colegio.

Para que possa realizar de forma ponderada e informada as compras de livros e de material didático para o próximo ano letivo, deixamos-lhe alguns links de lojas, comparadores, entidades de apoio ao consumidor e de partilha de material:

1 – Direção-Geral do Consumidor – Manual para um regresso às aulas em segurança

2 – Projeto REUTILIZAR

3 – Manuais Escolares Gratuitos

4 – Contas Poupança

5 – Book in Loop

 

Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.