O prémio de um seguro de vida depende normalmente de fatores como a idade e a cobertura contratada, que vão estipular um valor a pagar mais ou menos elevado. Mas existem formas diferentes de lidar com um prémio de seguro, já que nem todos os segurados apresentam as mesmas condições pessoais na hora de contratar.
Por um lado, há pessoas que acreditam que o seguro de vida é algo fundamental, no qual qualquer família deve investir para salvaguardar a sua economia perante um possível imprevisto. Por outro lado, outras pessoas entendem que ter um seguro de vida é uma coisa boa mas a curto prazo, uma vez que o dinheiro que possui ou a sua forma de encarar a vida levam a que não olhem para um seguro deste tipo como algo para manter toda a sua vida. Normalmente essas pessoas querem estes seguros como garantia enquanto têm dívidas ou os seus filhos não são independentes, mas sua ideia é conseguir passar sem eles no futuro.
Deste modo qualquer altura é boa para investir em seguros, mas em qualquer um dos casos acima descritos o prémio que é pago influencia e muito ao decidir qual é o mais vantajoso. Nestas situações, existem duas formas diferentes de abordar o prémio do seguro de vida: a modalidade do prémio fixo ou a modalidade variável.
Na primeira o prémio mantém-se constante ao longo do contrato, enquanto na segunda modalidade muda a cada ano que passa. À medida que envelhecemos o risco de morte ou invalidez aumenta, pelo que o risco também. Contudo, o capital seguro também vai sendo abatido. Estas variações têm isso em consideração.
Características
No final da vida da apólice, se o seguro não for utilizado a diferença total no prémio fornecido é pequena. Ou seja, diante do dilema de qual o seguro escolher, o conceito anterior que o segurado possui e, acima de tudo, o seu poder de compra naquele momento, influenciam bastante. Se tiver dinheiro disponível ou se espera que os rendimentos familiares aumentem e também o seguro seja considerado fundamental, é preferível optar por um prémio fixo para não incorrer em constantes aumentos e surpresas anuais. Pelo contrário, se for visto como algo de bom mas não crucial, e também o poder de compra não for substancial, o segurado terá vantagens e irá preferir pagar menos no início, adiando o problema de um prémio de seguro elevado ou simplesmente cancelando-o quando chega o momento. Neste caso, o seguro com prémio variável será o mais adequado.
A PSN disponibiliza as duas modalidades para diferentes perfis. Por exemplo, os seguros de vida PSN Elite e PSN Maxivida possuem prémios fixos e variável, respetivamente. Pode consultar estas opções e modalidades, tendo sempre em atenção que ambos os produtos têm o mesmo nível de proteção, o que faz deles um produto versátil.
Para ver a foto grande, clique aqui
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.