A poupança é um hábito que todos deveríamos cultivar nas nossas vidas. No entanto, existem determinadas tipologias de pessoas com características próprias no que respeita à sua gestão financeira. Seja pela sua educação ou com a finalidade de economizar (para concretizar um projeto, como um negócio próprio, ou garantir a qualidade de vida com um plano de pensões para a reforma) vamos classificar alguns tipos de aforradores em função do seu comportamento, de forma a recomendarmos o produto ideal para cada um deles.
Quem poupa?
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) publicado no site Economia online, a taxa de poupança das famílias portuguesas “diminuiu para 4,4% do rendimento disponível”, no segundo trimestre de 2018. Ainda segundo o INE, apesar dos rendimentos terem aumentado, os gastos em consumo subiram mais, daí a diminuição da taxa de poupança.
A educação financeira que recebemos – e que estamos dispostos a cultivar no nosso futuro – será essencial na hora de poupar. Embora seja verdade que o montante acumulado irá depender do nosso fluxo de rendimento e despesa, com os hábitos corretos, é mostrado que os aforradores não são apenas inatos, mas também podem ser criados.
Tipo de aforradores
Esta não é uma classificação exata, uma vez que cada pessoa tem um comportamento e uma situação económica diferentes. Ainda assim criámos uma pequena lista de aforradores, com características próprias para que possa identificar-se com um grupo.
Aforrador inato: só gasta nas suas necessidades
Está situado no fim do pêndulo. Só de pensar em abrir a carteira já é um sofrimento e, por isso, suprime certas atividades de lazer ou bens só para não gastar dinheiro.
O aforrador eficiente
Aproveita para economizar e ver como seu dinheiro cresce. No entanto, também é consciente das suas necessidades e, dentro destas, inclui algumas atividades de lazer para se divertir. Embora seja certo que procura produtos com desconto. Por exemplo, se quer fazer uma viagem, aguarda pela época baixa e aproveita uma oferta low cost.
O aforrador que planeia
Situado no centro do medidor, esta pessoa caracteriza-se por ser disciplinada, organizada e calculadora. Organiza o seu mês com uma folha de cálculo ou um diário, onde aponta cada rendimento e despesa para assim saber quanto economizou e se cumpriu com o seu plano de previsões.
- O PSN Plano Poupança Reforma é o produto mais adequado para estas pessoas, uma vez que oferece capital no momento da reforma.
O aforrador cauteloso
Também pode ter um plano de previsões organizado, tal como o aforrador que planeia, mas a característica própria de um cauteloso é que economiza sem um motivo específico. A sua intenção é mais generalista: evitar ficar sem fundos e conseguir lidar facilmente com despesas imprevistas.
O aforrador empreendedor
Também pode ser um aforrador que planeia mas, tal como o anterior, distingue-se pelo objetivo da sua poupança. Neste caso, falamos de pessoas que têm em mente realizar projetos no futuro. Pode ser empreendedorismo para criar a sua própria empresa, especialmente projetada para continuar a gerar rendimentos. Mas também pode ter outros objetivos, como comprar um carro, uma casa, casar-se, etc.
- O PSN Poupança Flexível é o seguro de poupança que responde melhor às necessidades do aforrador empreendedor. Oferece um juro técnico garantido e um retorno vitalício da apólice.
O aforrador para a reforma
O seu objetivo é claro: manter o seu nível de vida quando deixar de trabalhar. Para isso, recorre a planos de pensões que compensem com um certo montante a sua reforma. Está preocupado com a sua situação financeira, mas, sobretudo está preocupado com o sistema de previdência social e com o seu futuro.
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.