O valor da tecnologia é demasiado elevado para um grupo profissional em que todas as disciplinas têm uma importância chave, no momento de desenvolver projetos de vanguarda. O serviço público que a engenharia leva a cabo vê-se muito beneficiado com as vantagens das Novas Tecnologias.
O que é a realidade aumentada?
A realidade aumentada entrou, recentemente, em muitos lares através do Pokemon Go, um jogo baseado na popular saga de desenhos animados japonesa, em que os jogadores devem procurar “pelas ruas” as famosas criaturas deste mundo fantástico.
Mas, o que é a realidade aumentada? Para a grande maioria das pessoas é muito mais comum ter ouvido falar de realidade virtual, mas enquanto esta oferece elementos e cenários fictícios previamente desenvolvidos, a realidade aumentada serve-se da capacidade de oferecer elementos criados, mas visíveis no mundo real. Basicamente agrega elementos virtuais a uma realidade existente.
Os dispositivos móveis, como tablets e smartphones, foram o suporte perfeito para implementar esta tecnologia, mas agora que se popularizam mecanismos como os óculos de realidade virtual, a realidade aumentada ganha maior importância, porque permite visualizar elementos 2D e 3D sobre cenários e paisagens reais.
Como a realidade aumentada está a mudar a Engenharia
Em primeiro lugar, a realidade aumentada permite uma visualização mais simples de novos projetos ainda em fase de desenvolvimento, graças à sua capacidade de integrar no mundo real, elementos virtuais, fazendo com que ideias complexas sejam mais fáceis de visualizar e, sobretudo, de compreender. Desta forma é possível poupar tempo, recursos e inclusivamente averiguar possíveis problemas que possam surgir, antes de se iniciar o projeto.
Os responsáveis do projeto Thames Tideway Tunnel, um novo sistema de saneamento para a cidade de Londres para precaver as subidas do nível do rio Tamisa nos antigos sistemas vitorianos, estão a utilizar um sistema de realidade aumentada para demonstrar as capacidades da sua nova proposta.
Mas, este não é o aspeto mais significativo, a Realidade Aumentada permite visualizar as tecnologias em desenvolvimento e ajuda, assim, a prevenir mudanças que teriam maiores custos. Esta utiliza-se bastante em engenharia industrial, ao desenhar peças para que sejam interativas e de fácil modificação.
De seguida pode assistir a um vídeo demonstrativo, de um projeto da Imagination Labs e da Shell, em que pode ver, claramente, as possibilidades desta tecnologia.
Se gostou deste conteúdo, subscreva a nossa newsletter para não perder mais publicações relacionadas!
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.