Longe de serem um obstáculo na educação dos nossos filhos, os dispositivos eletrónicos, como os tablets, os computadores e os smartphones, devem ser pensados enquanto ferramentas necessárias para a aprendizagem. Em plena era digital, existem inúmeros recursos que podem funcionar como impulsionadores na aprendizagem de inglês para que os mais novos possam aprender este indispensável idioma.
A infância é a fase em que se adquire conhecimento mais facilmente e é quando se aprendem novos idiomas e, tal como já referimos, aprender inglês desde criança significa muito mais do que saber um idioma. Devido à vasta existência de recursos eletrónicos, porque não aproveitar o gosto e a perdição dos mais novos por estes dispositivos, e contribuir para que eles aprendam inglês? Neste texto, damos-lhe a conhecer algumas ideias de recursos digitais que pode usar para que os seus filhos aprendam o idioma de Shakespeare, mantendo sempre o controlo parental e, claro, a diversão.
Séries e filmes
Existem séries e filmes infantis criados para que os mais novos vão adquirindo vocabulário e expressões, sendo que o nível de compreensão pode depender das idades para as quais são direcionados. Mas porque é que são recomendados estes recursos digitais? Diz-se que as crianças são como esponjas, e os filmes promovem a escuta activa e fazem com que as crianças relacionem aquilo que ouvem com aquilo que vêem. Daí que haja uma relação inglês-audiovisual, pois as crianças começam a associar o que vêem a palavras e expressões.
Estes são alguns filmes e séries que podem servir de exemplo para as crianças aprenderem inglês desde cedo: Ruca, A Porquinha Pepa, Patrulha Pata, Dora, a Exploradora, ou filmes da Disney, como o Divertida-Mente (Inside Out), À Procura de Nemo ou o Toy Story. Desta forma, as crianças podem aprender vocabulário em situações do dia-a-dia, como brincar com os amigos, ir à escola, interagir com a mãe e o pai… no caso do Ruca; ou conhecer regras sociais e aprender a relacionarem-se com o meio ambiente, através de Dora, a Exploradora.
Vídeos de YouTube
A plataforma com maior sucesso da Google conta com inúmeros canais que oferecem conteúdo audiovisual para todas as idades. Os canais e os vídeos animados do YouTube, criados para as crianças aprenderem através da música, de jogos e da dança, melhoram a compreensão auditiva e as capacidades comunicativas dos mais pequenos, ao mesmo tempo que estabelecem uma relação entre a imagem e a mensagem repetitiva que é transmitida.
Alguns dos canais de YouTube que oferecem conteúdo audiovisual animado de qualidade para as crianças aprenderem inglês, são:
- Cocomelon - Nursery Rhymes. Este canal de YouTube tem 65 milhões de subscritores e 13 anos de experiência, algo que garante a qualidade e a confiança que os pais depositam nele. O objetivo do Cocomelon é ajudar a ensinar inglês de forma divertida através de animações em 3D e de letras educativas. Entre as suas listas de reprodução encontramos conteúdo de diferentes categorias para ensinar letras, palavras, cores, animais e mais vocabulário, através da música, de jogos e da dança.
- All Babies Channel. Este canal tem quase 4 milhões de subscritores e oferece animações cheias de ritmo e de cor, para que os mais novos aprendam inglês através de canções. Além disso, este canal também dispõe de uma aplicação que tem mais de 1.700 vídeos educacionais e de entretenimento para as crianças, bem como um perfil no Spotify.
- English Singsing. Por último, o English Singsing permite que os nossos filhos aprendam expressões básicas em inglês de forma orgânica, assim como fonética e vocabulário, através de canções repetitivas e fáceis de memorizar, que ajudam a que as crianças se familiarizem com o idioma desde pequenas.
Apps interativas
Nem todos os recursos digitais que se destinam a ensinar inglês às crianças baseiam-se na visualização de vídeos; podemos encontrar centenas de aplicações interativas e de jogos que permitem aprender enquanto se joga com o tablet ou com o smartphone, uma vez que estes são um recurso importante no processo de aprendizagem. De facto, a gamificação do ensino tem uma atração especial pelas pequenas idades e, por isso, devemos tirar proveito disso. Algumas das aplicações interativas e jogos com os quais os nossos filhos podem aprender inglês são: o Fun English (Android, iOS), o Astrokids English (Android, iOS) e o Duolingo (Android, iOS).
Se os seus filhos já são demasiado crescidos para este tipo de recursos que apresentamos, então existe uma forma diferente e ao mesmo tempo eficaz, que são os podcasts em inglês. Estes recursos de áudio oferecem aos nossos filhos a oportunidade de melhorarem a perceção auditiva do idioma e de adotarem uma pronúncia correta. Os podcasts não oferecem recursos visuais como aqueles já referidos neste texto, por isso, permitem que a concentração seja totalmente depositada naquilo que está a ser dito, podendo ser ouvidos em qualquer momento e em qualquer lugar.
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.