null Roma e os seus presépios

Roma e os seus presépios

Roma é uma cidade mágica e, no Natal, este magnetismo ganha uma vida inusitada. A cidade veste-se a rigor, cheia de luzes e de decoração natalícia, para acompanhar o ambiente festivo. E, apesar de em Itália não se partilhar a tradição das badalas e das passas, se está a planear fazer uma viagem a Roma durante esta época do ano, pode desfrutar de uma das tradições comuns mais enraizadas: os Presépios.

Desde as luzes de Natal que iluminam, todos os anos, a Via Condotti e a Via del Corso e que acabam com uma perspetiva da grande árvore iluminada na Piazza Venezia, até ao tradicional e popular Mercado de Natal (mercantino di Natale) na Piazza Navona ou na Plaza de San Pedro, e a bênção Urbi et Orb no dia de Natal (às 12h00), acrescenta-se a grande tradição dos Presépios – prespi em italiano – que existe em Roma.

Mas, além da tradição religiosa, no Natal vale a pena entrar nas numerosas igrejas, e não só para desfrutar dos seus retábulos, da arquitetura, da escultura ou das pinturas, mas também para descobrir os seus prespi. Alguns dos mais bonitos estão na Igreja Santa Maria em Aracoeli, na Basílica dos Santos Cosme e Damião, na Basílica Santa Maria em Via, na Igreja de Santa Maria dell’Anima ou na Basílica de Basílica de Santa Maria Maggiore que, neste caso, também oferece um museu dedicado aos presépios.

Além disto, o famoso Presépio da Plaza de San Pedro também é visita obrigatória. Abre dia 5 de dezembro a partir das 16h30 e pode ser visitado até ao dia 12 de janeiro do ano seguinte. No passado, foram feitas incríveis esculturas em areia das praias de Jesolo, perto de Veneza, mas este ano foram construídas quase todas em madeira, a partir das árvores que uma tempestade derrubou na região de Trentino.

 

Tradições clássicas

O chamado Presépio dos Varredores, ou Presepe dei Netturbini, tornou-se um clássico das festividades romanas. Desenvolvido de forma voluntária pelos trabalhadores de uma empresa de limpeza de Roma desde há mais de 40 anos, é construído em cal e com mais de 350 pedras de todo o mundo, que representam as casas da Palestina. Chegou a ser considerado um dos preferidos do Papa João Paulo II e, além disso, a entrada é gratuita.

Outra opção, é visitar a exposição internacional de presépios “100 presepi”, que permanece aberta até dia 12 de janeiro e que está situada na Sala San Pio X, na Via dell'Ospedale, próximo da Praça de São Pedro (Plaza de San Pedro). Aqui, de forma gratuita, também pode visitar presépios construídos com quase todo o tipo de material, até croché e feitos com a tradicional massa italiana. Ou o de Santa Maria del Popolo, no Salón Bramante, onde estão expostos mais de 200 presépios construídos com todo o tipo de materiais e trazidos de todas as regiões de Itália e até de alguns países estrangeiros.

Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.