Se tivéssemos que dar uma única razão para visitar a Floresta de Irati (Comunidade de Navarra), diríamos que em nenhum outro lugar de Espanha conseguirá assistir a um espetáculo policromático como o que ocorre durante o outono neste Parque Natural. A paisagem cobre-se de cores inimagináveis, algumas delas quase incomuns na Natureza: roxos, violetas, rosas, azuis, laranjas, castanhos, vermelhos, dourados e verdes, num concerto de beleza incomparável.
Desta forma, árvores, pedras e riachos fazem de Irati mais do que uma imensa mancha verde com 17 mil hectares, repleta de Faias e Abetos. No outono Iriati transforma-se numa das paisagens naturais mais maravilhosas da Europa.
A Floresta de Irati é, depois da Floresta Negra, o segundo maior faial do continente europeu. Durante esta altura do ano é, sem sombra de dúvida, uma visita obrigatória pelo menos uma vez na vida, seja por meio de caminhadas ou em passeios de bicicleta.
Como chegar ao faial de Iriati
A Floresta de Irati está localizada no sopé dos Pirenéus de Navarra, entre os vales de Aezkoa e Salazar. Para entrar no parque existem duas estradas de acesso principais. Por um lado pode optar pelo percurso até ao vale Arrazola-Orbaizeta, desde a localidade de Aribe, usando a estrada NA-2030, que o deixa na entrada de Arrazola.
Desde Aribe são 18 Km. Na época alta será necessário deixar o carro neste lugar, já que geralmente não há lugar perto da represa de Irabia (conhecida por Embalse de Irabia), onde a estrada termina já no coração da Floresta de Irati.
A outra via de acesso situa-se no vale de Salazar, saindo da bela localidade de Ochagavía pela NA-2012. Desde Ochagavía distam 24 km. Aqui entraremos diretamente na floresta pelas Casas de Irati, ao lado da Ermida da Virgem das Neves. Nesta entrada está também situado o Centro de Interpretação da Natureza, um bom ponto de partida para saber mais sobre este enclave e as zonas circundantes.
Existem cerca de 50 trilhos para caminhadas em todo o parque, agrupados em quatro zonas. Assim, encontramos os trilhos da área de Aezcoa, Salazar, Cize e, finalmente, Ziberoa. As informações sobre os vários traçados e a dificuldade são fornecidas num guia detalhado, entregue na altura em que entra no parque.
A bicicleta de montanha tornou-se no veículo ideal para conhecer a Floresta de Iriati. E é uma excelente forma de desfrutar da natureza neste parque antes da chegada da neve do inverno, que acaba por cobrir as 16 rotas ciclismo existentes.
No coração da Floresta e perto da fronteira com a França está o Embalse de Irabia. Vale a pena parar no mirador, de onde se contempla uma das melhores vistas do parque, e caminhar ao longo das margens desta represa, em busca do local onde os rios Urbeltza e Urtxuria se encontram, sob a Ermida da Virgem das Neves.
É também nesta zona que se encontram pequenas cascatas, conhecidas como El Cubo ou Itsuosin. A noroeste da Floresta também vale a pena conhecer a estação megalítica em Azpegi, composta por vários crómlech (construções megalíticas formadas por dólmens e pedras dispostas em círculo) e a torre romana de Urkulu. Toda esta paisagem fica completa com inúmeras localidades de importante valor arquitetónico, nas quais poderá pernoitar em acomodações agradáveis e saborear produtos típicos como queijos, enchidos, carnes e produtos feitos à base de fungos, todos produzidos localmente.
Três Reservas Naturais para viver o seu ambiente
Devido ao seu excelente estado de conservação, encontramos três Reservas Naturais dentro do parque:
- Reserva integral de Lizardoia: no monte La Cuestión encontramos 64 hectares de um magnífico bosque de Faias e Abetos, dos quais 20 hectares de bosque intacto com exemplares de 40 metros de altura;
- Reserva natural de Mendilatz: fica também situada no monte La Cuestión, na parte de Aezcoa da Floresta de Irati, estendendo-se por 119 hectares, numa área dominada pela rocha calcária, por um bosque de grandes Faias e com elevada pluviosidade.
- Reserva natural de Tristuibartea ou Ariztibarrena: localizada no Monte Pettuberro, em Villanueva de Aezkoa, ocupa 55 hectares de magnífica floresta de carvalhos e faias.
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.