null Semana Santa: explosão de fé e tradição

Semana Santa: explosão de fé e tradição

Podemos afirmar sem sombra de dúvidas que a Semana Santa é, em Portugal, uma das datas mais ricas ao nível das tradições culturais por todo o país. São costumes e festividades únicos que se realizam em pequenas localidades, aldeias, vilas e até nas cidades, enraizados num profundo sentido religioso que tem mantido ao longo dos séculos. A celebração das procissões tem sua origem no final do século XIII. Na antiguidade foram realizadas representações teatrais das passagens da Paixão de Jesus Cristo, e mais tarde essas dramatizações foram substituídas por representações à escala real, com a inclusão de imagens nas procissões ocorrer já no século XVII.

Procissões, a alma da Semana Santa

A Semana Santa em Portugal tornou-se também numa das nossas excelentes atrações turísticas, cativando desde os portugueses espalhados pelo Mundo, a um leque importante de turistas de inúmeras nacionalidades. Neste caso, os espanhóis continuam a ser dos povos que em maior número rumam a Portugal nesta altura do ano, aproveitando não só a proximidade geográfica, mas também os muitos laços da tradição religiosa que unem os dois países.

O lugar principal desta celebração é ocupado pelas procissões que representam a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Para aqueles que nos visitam, eles são uma visão que vale a pena ver pelo menos uma vez na vida.

É impressionante a variedade e a riqueza de manifestações religiosas que podemos nessa altura observar nas diferentes terras portuguesas. Mas, sem dúvida, a mais importante e mediática é sem dúvida a Semana Santa de Braga, expressão de fé popular e riqueza cultural incomparáveis, que traz à Cidade dos Arcebispos um número muito elevado de turistas. Os visitantes procuram normalmente as grandes procissões noturnas, realizadas por centenas de figurantes.

A Semana Santa de Braga engloba seis manifestações principais - Trasladação da imagem do Senhor dos Passos e Via Sacra, Benção e Procissão dos Ramos, Procissão dos Passos, Cortejo bíblico ‹‹Vós sereis o meu povo››, Procissão do Senhor "Ecce Homo" e Procissão do Enterro do Senhor – possíveis de conhecer no sítio oficial deste evento religioso.

A celebração da Quaresma possui representações com raízes profundas um pouco por todo o país, como é também o caso do Centro de Portugal ou do Alentejo, por exemplo: no primeiro caso no Centro de Portugal, com muitas aldeias, vilas e concelhos do distrito de Castelo Branco a espalhar alecrim pelas ruas e a convidar às muitas romarias, representações históricas e encontros comunitários; no segundo caso olhando para as diferentes formas de viver a Quaresma em Elvas, Évora, Beja, castelo de Vide ou Mértola, só para citar alguns locais.

Em todo o caso, e sobretudo em ambiente rural, de Norte a Sul de Portugal multiplicam-se por milhares as paróquias que recebem a Visita Pascal, na qual os Padres ou um conjunto de leigos visitam as casas no dia de Páscoa ou, o mais tardar, na Pascoela Uno domingo a seguir ao domingo de Páscoa), transportando um crucifixo para celebrar a ressurreição de Cristo.

Para os portugueses que optarem por conhecer celebrações pascais para lá das nossas fronteiras, uma das opções mais representativas é a Semana Santa sevilhana. As suas 60 irmandades mobilizam mais de 50 mil devotos em torno dos seus impressionantes Passos. Desde a Sexta-feira das Dores (antes do Domingo de Ramos) até ao Domingo de Páscoa, a cidade de Guadalquivir sai às ruas para honrar os seus Cristos e as suas Virgens, numa explosão de fé única.

À semelhança das celebrações de Sevilha, embora com um caráter muito diferente, destacamos a beleza austera da Semana Santa em Zamora, bem junto a Trás-os-Montes, que remonta ao século XIII. Além da beleza natural das procissões, a Semana Santa de Zamora tem uma palavra que a define: o silêncio. Um silêncio que, nesta terra, é uma manifestação de respeito e fervor.

Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.