null Silver economy: desafios e oportunidades

Silver economy: desafios e oportunidades

Diante de um mundo cheio de incertezas e ameaças, como as alterações climáticas, há um aspeto da sociedade que se destaca entra as principais previsões: o envelhecimento da população mundial é uma realidade que continua a crescer fortemente. Face a esta mudança demográfica, surgem múltiplos desafios e oportunidades, tanto a nível pessoal quanto económico e governamental, o que nos leva ao termo Economia Grisalha.

A Silver economy a é um conceito económico que representa e descreve o presente e o futuro próximo dos idosos que já foram afetados pelo aumento progressivo da longevidade. Este conceito está a adquirir cada vez maior peso na sociedade a nível global, uma vez que contamos com um maior número de idosos, o que obriga a transformar os modelos de negócio e a visão económica mundial.

Este conceito foi reconhecido pela Comissão Europeia, considerando-o uma de suas prioridades quando se pensa no desenvolvimento económico e demográfico dos países europeus. A Silver economy e a predominância de uma população com maior longevidade abrem as portas para novos nichos de mercado e novas formas de fazer negócios. Segundo reconhecem os relatórios da Comissão Europeia, a Silver economy já realiza 53% dos gastos em saúde em toda a Europa. Precisamente a saúde, juntamente com os sistemas públicos de pensões, o consumo e a maneira de gerir situações de dependência, são alguns dos setores ou fatores mais vistos e continuarão a ser afetados e desafiados pela evolução demográfica.

Para contextualizar e pondo em perspetiva, a ONU afirma que, em 2050, 16% da população terá mais de 65 anos. O que é o mesmo que dizer que a meio do século o número de habitantes com 65 anos no mundo será equivalente a duas vezes o número de habitantes da Europa (segundo as estimativas de população para 2050, situadas em cerca de 9.7000 milhões de pessoas). Contudo, não é necessário projetar até 2050 para verificar o impacto do envelhecimento da população, uma vez que já em 2025, o gasto em bens e serviços por parte dos idosos ascenderá os 5,7 mil milhões de euros, o que equivale a 32% do PIB da União Europeia.

Principais desafios e oportunidades

Assumido o panorama atual e futuro, a situação parece complexa e desafia os modelos de negócio atuais, bem como os sistemas de bem-estar do mundo. Os principais desafios a serem enfrentados são:

  • Idade da reforma: as políticas sociais que envolvem a reforma e o acesso a pensões públicas serão forçadas a aplicar alterações na idade de aposentação.
  • Saúde e situação de dependência: o envelhecimento da população levará à necessidade de aumentar os serviços de assistência. Diante de uma maior demanda por assistência médica e também devido à dependência, os sistemas devem adaptar-se à economia grisalha.
  • Adaptação do ambiente: tanto as cidades como as casas deverão contar com uma maior acessibilidade, tendo em conta os idosos e facilitando, assim, a vida da população e fomentando o bem-estar da sociedade.

Apesar dos desafios que a Silver Economy tem de assumir, também constitui diversas oportunidades:

  • Poupança e investimento: o envelhecimento e a longevidade da população supõe uma oportunidade para incentivar planos de poupança a longo prazo e planos de pensões Tarde demais para começar a poupar ou investir? Os tempos mudam, e com eles as formas de gerir o dinheiro. 18% das pessoas entre os 50 e os 64 anos são empreendedoras e podem economizar e investir a partir destas idades.
  • Gastos em lazer, bens e serviços: as opções com que as pessoas reformadas podem contar para desfrutar do tempo livre são múltiplas e, se já em 2020 os reformados gastam mais do que os trabalhadores, os gastos em bens e serviços por parte dos seniores continuarão a aumentar à medida que os anos passam, como mencionámos anteriormente.
  • Novas oportunidades de mercado e nichos de negócio: os principais nichos de mercado que serão beneficiados pela Silver Economy serão os que estão ligados a dependência, cuidados e bem-estar, transportes, habitação ou comércio.
Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.