Ter o escritório em casa pode oferecer-lhe grandes vantagens, mas também inconvenientes. Apesar da solidão e da facilidade em se distrair, os seus amigos e familiares só vão pensar na sorte que tem por trabalhar em casa, pelo conforto que oferece ou por aquilo que consegue economizar. Se está a pensar em tornar-se um profissional liberal e quer saber se vale a pena trabalhar a partir da sua residência habitual, conheça aqui alguns conselhos para conciliar a sua vida pessoal e profissional.
Benefícios e desvantagens de trabalhar a partir de casa
Se é um profissional liberal (ou pretende ser), sem dúvida que, a maior vantagem será a poupança no arrendamento. Se a sua profissão lhe permite trabalhar com uma ligação à Internet e um computador, sem a necessidade de ter um local aberto ao público, pode economizar uma quantia mensal valiosa para realizar os seus sonhos. É importante que valorize este facto, sobretudo no início quando está a pensar em como poupar dinheiro para iniciar o seu próprio negócio.
Outros benefícios de trabalhar a partir da sua própria casa que vão suscitar a inveja dos seus amigos e conhecidos são a comodidade e a economia de tempo em viagens, a maior flexibilidade em termos de horários que oferece a possibilidade de conjugar (em princípio de forma mais fácil) as suas responsabilidades profissionais com as pessoais, como por exemplo, no caso de ter filhos ou familiares a seu cuidado.
No lado mais amargo da moeda, a maior desvantagem será a solidão como nova companheira de rotina, uma vez que não está num escritório ou local em que se relacione com outras pessoas. Se está habituado a trabalhar sozinho, reuniões com clientes ou outros colaboradores também podem ser complicadas, uma vez que poderá ter a empatia menos desenvolvida.
Também pode pensar que trabalhar a partir de casa aumentará a sua produtividade. Mas a verdade é que esta afirmação não só pode ser errónea, como pode significar o extremo oposto. Transformar o lugar onde vive no seu escritório pode aumentar o número de distrações: passeios ao frigorífico, a necessidade de cozinhar ou fazer tarefas domésticas, o televisor…
Conselhos para manter a motivação quando trabalha a partir de casa
A forma de encarar o seu dia a dia será fundamental para manter a motivação, sobretudo nos momentos mais difíceis do seu trabalho ou quando passa por uma pequena crise. Ser o seu próprio chefe não será um caminho fácil, por isso considere-o como um verdadeiro desafio a superar, onde tudo depende de si.
- Quando sentir necessidade de sair, lembre-se porque é que começou a trabalhar em casa, qual era o seu sonho com esse negócio ou porque optou por esta modalidade.
- É importante estabelecer uma rotina e horário de trabalho: tente que seja semelhante à situação de um trabalhador por conta de outrem (8 horas diárias com pausa para almoço).
- Crie a sua lista de tarefas e mantenha-se afastado da procrastinação. Desta forma, saberá o que deve fazer durante o dia, estabelecendo uma aproximação do tempo que levará cada tarefa. Também é recomendável que se organize e comece com as tarefas de que gosta menos ou que mais custam.
- Evite distrações: telemóvel, televisor, tarefas domésticas… tente manter a concentração criando um espaço de trabalho excelente, separado do seu dia a dia. Ou seja, não trabalhe na cama ou no local onde costuma sentar-se para comer. Também é recomendável que se vista para trabalhar e não fique de pijama.
- Cuide da sua alimentação, tente ser o mais equilibrado e saudável possível e evite o excesso de refrigerantes e açúcares. Além disso, exercitar-se num ginásio ou num parque vai ajudá-lo a desconectar-se.
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.