Dentro dos esforços para gerar uma nova cultura e novos valores em torno da população idosa, o acesso à tecnologia surge como um dos principais assuntos.
Estamos já em plena era da digitalização e da promoção de gadgets e de wearables que tornam a vida mais fácil para todos, de forma substancial. Paralelamente, assistimos a um grande esforço das autoridades públicas e de outros agentes envolvidos no setor para promover a cultura do envelhecimento ativo. Ambas as tendências podem funcionar em conjunto para gerar uma grande mudança nas vidas dos idosos, independentemente do seu grau de dependência.
Barreiras para o acesso das pessoas idosas às novas tecnologias
É verdade que, embora as tecnologias sejam vantajosas para os idosos, muitos se sentem afastados delas. Os motivos são claramente devidos ao hiato geracional e manifestam-se normalmente das seguintes formas:
- Sensação de complexidade de utilização. É verdade que requer aprendizagem, mas não da maneira que uma pessoa mais velha imagina, já que a usabilidade dos dispositivos registou um enorme avanço;
- Limitações físicas, como défice visual e cognitivo ou falta de coordenação psicomotora;
- Ausência de significado da sua utilidade. É habitual que uma pessoa idosa não compreenda os benefícios que pode ter com a tecnologia. Neste ponto particular, o trabalho ativo de famílias, instituições, médicos e agentes entra em ação. Esta tarefa educacional visa alcançar o envolvimento e o compromisso da pessoa no seu próprio processo de bem-estar;
- Menor capacidad adquisitiva. Debido a los altos costes que aun supone el acceso a las tecnologías y dispositivos
- Menor poder de compra. Devido aos altos custos que o acesso a tecnologias e dispositivos pode ainda implicar.
Estas são algumas das principais e reais barreiras de entrada no mundo das tecnologias, que precisam de uma solução para alcançar a integração dos idosos no novo ambiente digital. E o trabalho que permita desfazer essas barreiras beneficiará todos.
Ferramentas para Séniores
Um bom indicador pelo qual conhecemos a exposição dos maiores de 65 anos à tecnologia é o uso que ele faz do smartphone. O estudo mais recente do Barómetro de Telecomunicações da Marktest, relativo aos primeiros meses de 2018, revela que o uso do smartphone entre os utilizadores com mais de 64 anos atinge os 89,1%, embora seja verdade que os mais velhos fazem menos uso diário do dispositivo do que outros grupos etários – a média em Portugal está, atualmente, nos 96,5%.
Um tipo de aplicação muito usual e prática para os mais velhos (e não tão antigos) são os lembretes de medicação digitais, como por exemplo o Medisafe, aplicação muito fácil de usar e intuitiva que regista já mais de 1 milhão de downloads.
O que é realmente novidade é a profusão de gadgets e wearables ligados à saúde e ao bem-estar que estão a ter uma boa recetividade deste grupo populacional. Criamos uma pequena seleção com diferentes características e usos, que servem como amostra para o que o mercado já está a oferecer.
Siliconde SOS
É uma pulseira de silicone que tem um código QR com acesso a dados pessoais e médicos da pessoa que a usa.
Yepzon One
Trata-se de um localizador GPS que nos permite conhecer, a qualquer momento, a localização dos nossos familiares idosos.
Hip'Air
São almofadas inteligentes com sensores que colocados ao redor dos quadris para ajudar em caso de quedas dos idosos. Quando um dos sensores deteta uma queda, os airbags desdobram-se para evitar que tenha consequências graves e, posteriormente, os sensores enviam informações sobre o tipo de queda.
Demencia VR
É um projeto de realidade virtual que procura reduzir o sofrimento de pacientes com demência senil. Embora esteja ainda em fase de projeto, já ganhou o reconhecimento do setor com indicações para o Outstanding Innovation Award em Dementia Care, National Dementia Care 2017.
Vídeo sobre o Demencia VR
Sem dúvida que são cada vez mais as empresas interessadas em desenvolver tecnologias adaptadas e realmente competitivas para os nossos idosos. E como estamos ainda no início, isto irá permitir que se tornem, com o tempo, em autênticos especialistas em tecnologia, mais informados e mais seguros.
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.