Covid 2019: Decreto-Lei n.º 20-F/2020, de 12 de maio

A entrada em vigor no dia 13 de maio de 2020 do Decreto-Lei n.º 20-F/2020 de 12 de maio, permite-nos estabelecer, ainda que de forma excecional e temporária, algumas medidas mais favoráveis para os nossos clientes no que respeita ao pagamento do prémio do seguro.

Assim, se o cliente não proceder ao pagamento em tempo oportuno do prémio ou fração com vencimento entre 13 de maio de 2020 e 30 de setembro de 2020 relativamente a qualquer seguro obrigatório, tem mais 60 dias para liquidar o pagamento, mantendo-se a cobertura obrigatória por um período adicional de 60 dias contados a partir da data de vencimento do prémio ou fração em dívida. O cliente pode opor-se à manutenção do contrato referido até ao final da data de vencimento informando-nos da sua vontade de forma legítima. Na ausência de oposição, a cobertura obrigatória permanecerá em vigor, com a possibilidade de pagamento do prémio no período adicional de 60 dias.

A legislação acima referida estabelece ainda um regime especial aplicável aos clientes que exerçam atividades que se encontrem suspensas, com estabelecimentos encerrados, ou que também tenham sofrido reduções significativas em resultado das medidas adotadas em resposta à pandemia da doença COVID-19.

Os clientes que demonstrem o cumprimento das condições estabelecidas no documento legal podem solicitar que essas circunstâncias sejam refletidas no prémio de seguro que cobre os riscos da atividade e/ou solicitar o fracionamento do pagamento dos prémios da anuidade em vigor sem quaisquer custos adicionais.

Se necessitar de algum esclarecimento, estamos à sua disposição através do telefone 308 805 169 ou do e-mail mutualista@grupopsn.pt.

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Covid 2019: Decreto-Lei n.º 20-F/2020, de 12 de maio

A entrada em vigor no dia 13 de maio de 2020 do Decreto-Lei n.º 20-F/2020 de 12 de maio, permite-nos estabelecer, ainda que de forma excecional e temporária, algumas medidas mais favoráveis para os nossos clientes no que respeita ao pagamento do prémio do seguro.

Assim, se o cliente não proceder ao pagamento em tempo oportuno do prémio ou fração com vencimento entre 13 de maio de 2020 e 30 de setembro de 2020 relativamente a qualquer seguro obrigatório, tem mais 60 dias para liquidar o pagamento, mantendo-se a cobertura obrigatória por um período adicional de 60 dias contados a partir da data de vencimento do prémio ou fração em dívida. O cliente pode opor-se à manutenção do contrato referido até ao final da data de vencimento informando-nos da sua vontade de forma legítima. Na ausência de oposição, a cobertura obrigatória permanecerá em vigor, com a possibilidade de pagamento do prémio no período adicional de 60 dias.

A legislação acima referida estabelece ainda um regime especial aplicável aos clientes que exerçam atividades que se encontrem suspensas, com estabelecimentos encerrados, ou que também tenham sofrido reduções significativas em resultado das medidas adotadas em resposta à pandemia da doença COVID-19.

Os clientes que demonstrem o cumprimento das condições estabelecidas no documento legal podem solicitar que essas circunstâncias sejam refletidas no prémio de seguro que cobre os riscos da atividade e/ou solicitar o fracionamento do pagamento dos prémios da anuidade em vigor sem quaisquer custos adicionais.

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null Tipos de inteligência emocional e conselhos para o seu desenvolvimento

Tipos de inteligência emocional e conselhos para o seu desenvolvimento

O escritor, jornalista e psicólogo norte-americano Daniel Goleman popularizou, em 1995, o conceito de "Inteligência Emocional". No seu livro, intitulado da mesma forma, o autor explica como as emoções são projetadas para guiar-nos em busca da felicidade. Da mesma forma, na sua obra explica que a inteligência emocional pode ser desenvolvida, dominando e controlando as emoções.

Foi tal a popularidade em redor desta sua descoberta e conceito que, inclusive em outubro de 1995, a revista Time lhe dedicou uma capa. "Não é o seu quociente de inteligência. Não é se quer um número. No entanto, a inteligência emocional pode ser o melhor preditor de sucesso da sua vida, redefinindo o que significa ser inteligente ".

Inteligência pessoal e interpessoal

A definição mais clássica de inteligência emocional refere-se à capacidade que temos de gerir e entender as nossas emoções. O que procuramos, no fundo, é a melhoria da qualidade do nosso estado mental. Dependendo de para quem essas emoções são direcionadas, podemos falar sobre inteligência pessoal e interpessoal.

Se falamos sobre o relacionamento que temos com nós próprios, falamos sobre inteligência pessoal. Isso inclui conhecer-nos, saber quais são os nossos pontos fortes e pontos fracos e aprender a detetar estados de ânimo, emoções e impulsos. Uma vez que se tenha essa consciência, poderemos passar para uma segunda fase, a de autorregulação, na qual aprendemos a controlar essas emoções e impulsos.

A inteligência pessoal também engloba uma competência chamada "auto-motivação". Isto, segundo o livro de Daniel Goleman, é a capacidade de busca contínua, relacionada com a curiosidade e o desejo de autoconhecimento. Inclui também a conquista de objetivos, priorizando a procura de soluções para os problemas.

Por outro lado, a inteligência interpessoal determina o modo como nos relacionamos com os outros. Este tipo de inteligência engloba, portanto, as "relações sociais" que referimos anteriormente e, o controlo das nossas emoções, também nos ajudará socialmente, fazendo com que nos afastemos de relações tóxicas privilegiando as relações positivas.

Com a inteligência interpessoal, desenvolveremos habilidades não só na nossa esfera pessoal mas também no nosso ambiente profissional. Falamos assim de empatia, como a capacidade de compreender as necessidades, sentimentos e problemas dos outros, respondendo, de uma forma ou de outra, em função da situação. Também falamos sobre outras competências sociais que procuram persuadir e influenciar outras pessoas, devido ao relacionamento que temos com as mesmas.

É possível desenvolver inteligência emocional?

Depois de saber o que é inteligência emocional, as suas variantes e o que englobam e, de uma forma geral, os benefícios que pode trazer às nossas vidas, está na altura de colocá-la em prática. Através de uma série de atividades e dicas, pode desenvolver a sua inteligência emocional e melhorá-la todos os dias.

  1. Não se trata de eliminar certas emoções como a raiva ou a tristeza, mas sim aprender a detetá-las e a saber como estes sentimentos o influenciam;
  2. Aprenda a detetar o "dominó" de emoções que podem surgir. Por exemplo, quando se sente traído, certamente a par desse sentimento vêm outros como a raiva e a tristeza;
  3. Analise não só a sua linguagem verbal, mas também a sua linguagem corporal;
  4. Controle o seu comportamento perante certas emoções. É normal que depois de certos sentimentos, sejamos perseguidos por pensamentos que os reforçam. Como referimos no primeiro ponto, não se trata de eliminar sentimentos, mas de estar consciente e aprender a agir perante eles;
  5. Escreva tudo numa espécie de diário emocional. Escreva as suas emoções à medida que sinta que precisa de ajuda, não apenas para se tornar consciente, mas também para reduzir essa intensidade emocional.

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10-ene-2020

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Sam - Há 3 Anos
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